Como calcular metro cúbico de concreto?
Como calcular metro cúbico de concreto?

Como calcular metro cúbico de concreto? O concreto é um dos materiais construtivos mais utilizados em obras em todo o mundo, e, devido a isso, é natural que existam várias fórmulas para saber a necessidade correta do mesmo por metro cúbico.

Mas, quais são essas fórmulas? Como saber a quantidade correta?

Existem diferentes tipos de concreto que podem ser usados. A depender do local em que o mesmo é aplicado, sua composição pode ser alterada.

Nesta matéria vamos explicar a você um pouco mais a maneira com que você pode aplicar uma fórmula e definir a quantidade de concreto com base na metragem cúbica. Saiba neste guia como calcular metro cúbico de concreto!

Qual é a composição do concreto?

Qual é a composição do concreto?
Qual é a composição do concreto?

Antes de saber como calcular metro cúbico de concreto, é importante lembrar de que sua composição pode ser diferenciada com base no tipo de obra ou fase da construção em que este será usado.

Mas como assim? Bem, na realidade os materiais são os mesmos, mas a quantidade de cada um que pode ser alterada.

Os materiais que são usados para a produção de concreto, são:

  • Cimento;
  • Areia;
  • Água;
  • Pedra brita.

Além disso, a forma dos materiais que são usados também são bem específicos:

Cimento

No caso do cimento, por exemplo, o mais indicado é o uso de cimento Portland Pozolânico. Este cimento confere ao concreto alta resistência, ideal para peças que possuem grande volume ou então obras que estejam localizadas em ambientes agressivos.

Além disso, é o cimento indicado para concretos com grande concentração de agregados reativos.

Areia

No caso da areia, a utilizada em grande maioria por quem produz concreto é a areia grossa. Trata-se de uma areia mais resistente e que confere maior segurança para o concreto, principalmente aqueles usados em lajes ou fundações residenciais/prediais. O mesmo vale para o contrapiso.

Brita

Como calcular metro cúbico de concreto?
Brita

Por fim, temos a brita, um material que diferente de tamanho e espessura por números (brita 1, brita 2, brita 3, etc.).

No caso de concreto utilizado para obras comuns, como lajes, fundações e até mesmo contrapisos, o número mais indicado é o da brita 2, suficientemente segura para a construção desejada.

E por que não usar a brita 3 para a fabricação de concreto, sendo que ela é ainda mais resistente?

Justamente por ser muito grossa, trazendo pouca maleabilidade para um material que, inevitavelmente, precisa de trabalhabilidade. A brita 3 é indicada somente para aterros, lastros ferroviários e drenos.

Água

Bem, sobre a água não há muito o que falar. Segundo a portaria nº 518 do Ministério da Saúde, a água potável, ou seja, aquela usada pelo abastecimento público e encontrada em qualquer torneira ou mangueira, já está dentro do que é padrão para a ABNT/CB-18.

A única coisa que muda é a sua quantidade por metro cúbico de concreto. Quanto mais água ser usada, mais maleável e tracionável será o concreto (ideal para áreas que precisam ser preenchidas sem fácil acesso), mas igualmente menos resistente.

Por outro lado, quanto menos água é utilizada, maior é a resistência e menor é a possibilidade de tração.

Em média, são usados cerca de 160 a 250 litros de água (podendo ser potável) por metro cúbico de concreto que se deseja produzir.

Recomendação: use concreto usinado

A melhor forma para não se preocupar com todas essas contas e quantidades, é contratar uma empresa que produza concreto usinado.

É claro, a proporção de cada material pode ser definida diretamente com a empresa, com base nas contas e solicitações do responsável técnico do projeto em questão.

Porém, o concreto usinado traz ainda mais praticidade para a obra, já que não gera tantos resíduos no canteiro e acelera a construção. Falaremos sobre ele um pouco mais a frente!

Como calcular metro cúbico de concreto?

Afinal, como calcular metro cúbico de concreto?
Afinal, como calcular metro cúbico de concreto?

E como calcular metro cúbico de concreto? Chegamos então à fase principal de nossa matéria, onde responderemos sua dúvida de como calcular metro cúbico de concreto.

Para finalidade de conhecimento, cada letra usada na fórmula que será usada possui um significado:

  • “V” é o volume;
  • “L” é a largura;
  • “C” é o comprimento;
  • E “H” é a altura.

Sabendo o que significa cada letra, então podemos dizer qual é a fórmula: V = L x C x H. Ou seja, o volume (em metros cúbicos) de concreto, é o resultado da multiplicação da largura, comprimento e altura do local.

Assim, por exemplo, se você deseja construir uma laje que possui 20 metros de largura, 15 metros de comprimento e 10cm de altura, essa é a conta final:

  • V = 20,00 x 15,00 x 0,10;
  • V = 30m³.

Portanto, a quantidade de concreto que será usada é de 30 metros cúbicos. Vale ressaltar que esta é a fórmula para volumes planos, como a própria laje.

O que é o concreto usinado?

Como calcular metro cúbico de concreto?
O que é o concreto usinado?

Mas afinal, do que se trata o concreto usinado que mencionamos acima? Como dito com antecedência, aqui estamos falando de um concreto que não foi feito na obra, mas sim em uma usina de concreto.

A sua diferença em relação ao concreto comum é a dosagem em central, ou seja, feito em um local que não é a obra, mas uma usina.

Uma usina de concreto, como o próprio nome indica, é uma empresa que produz concreto de maneira a vendê-lo pronto, com a mistura já realizada e dispensando mão de obra no local da construção.

Sabe aqueles caminhões betoneiras que você vê passando pela sua cidade? Estes carregam consigo massa pronta, cimento pronto, etc., produzidos nesta usina.

Por essas e outras que o concreto usinado é conhecido como um método extremamente mais vantajoso do ponto de vista da praticidade em uma obra. São, assim, desnecessários espaços especiais dentro do canteiro para a produção de concreto, gerando menos problemas residuais, além de diminuição da mão de obra.

Além disso, o concreto pode ser feito “sob medida”.

Como sabemos que existem diferentes tipos de concreto, a depender principalmente da proporção dos materiais utilizados, é possível solicitar um tipo de concreto usinado para cada parte/fase da obra onde o mesmo será utilizado.

Mais praticidade, menos resíduos, menos mão de obra e mais economia.

Este foi o nosso conteúdo sobre como calcular metro cúbico de concreto. Como podemos notar, a fórmula é simples, bastando aplicar os números de metragem para obter o resultado final. Até a próxima!