Como carregar cimento? Profissionais de obras estão acostumados a carregar cimento e outros materiais pesados, mas essa prática constante, se feita de forma errada, pode prejudicar a saúde.
Isso porque o levantamento frequente de objetos pesados pode causar lesões musculares. Uma maneira do trabalhador evitar esses problemas é praticar atitudes ergonômicas que proporcionem bem-estar e aumentem sua produtividade.
Mas antes de falar sobre isso, neste guia, vamos explicar os perigos que o deslocamento de cargas pesadas representam para o corpo. Saiba como carregar cimento!
Possíveis problemas após carregar cimento e outras cargas pesadas
No Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que um funcionário pode carregar individualmente até 60 kg, valor bem maior que aquele definido por alguns órgãos internacionais.
O National Institute for Ocupational Safety and Health (Niosh), por exemplo, fixou que o limite de peso levantado por uma pessoa deve ser de 25 kg – isso em boas condições, isto é, em situações que ela não precise se agachar, torcer o tronco ou elevar demais os braços.
Por conta desse cenário, profissionais técnicos de obras estão mais expostos aos riscos que trazem limitações físicas, ainda mais se a ergonomia é ignorada.
Nesses casos, o transporte de sacos de cimento pode causar dores na coluna e hérnias, além de lesões em tendões, músculos e articulações.
Explicando de forma bem simples, quando alguém inclina o tronco totalmente para frente para tirar uma carga do chão, a parte anterior dos discos localizados entre as vértebras da coluna é comprimida, enquanto a parte posterior recebe menor carga.
Essa assimetria de esforços, combinada aos movimentos repetidos e ao peso extremo, pode debilitar a região.
Outra atitude prejudicial aos discos é quando a pessoa não gira o corpo todo para fazer um movimento completo, realizando apenas uma rotação lateral com o tronco.
Ergonomia: saiba como carregar cimento através destas boas práticas!
Sabe como carregar cimento sem se machucar? Para pensar em ergonomia, é preciso considerar as condições físicas da pessoa, o tipo de carga, o tempo que será dedicado ao deslocamento do material e o esforço que essa tarefa vai demandar.
Uma dica muito importante é sempre carregar e descarregar sacos de cimento flexionando as pernas e mantendo a coluna reta.
Quanto mais próximo o material ficar do corpo, melhor – o ideal é transportar o objeto quase como se estivesse abraçando-o. Ao retirar ou colocar cargas no chão, mantenha os pés afastados e sempre use a força das pernas.
Esse procedimento faz com que a compressão nos discos aconteça por igual.
Outras recomendações importantes sobre como carregar cimento
- Antes de qualquer atividade física, faça exercícios de aquecimento para preparar seus sistemas circulatório e respiratório. Adotando essa prática, as tensões musculares diminuem, a flexibilidade do corpo aumenta e as lesões são evitadas;
- Nunca leve cargas na cabeça, pois isso pressiona os discos da coluna. Sacos de cimento até podem ser carregados no ombro, mas não deixe todo o peso do material apoiado apenas nele, use os braços para ajudar a carregar com firmeza;
- Quando precisar transportar uma carga mais pesada, respire fundo e prenda a respiração. O aumento de pressão no tórax diminui a pressão nos discos da coluna;
- Antes de carregar um saco de cimento, contraia os músculos, preparando-os para o esforço físico;
- Evite movimentos bruscos na hora de levantar a carga;
- Se a carga for muito pesada, peça ajuda a outro profissional para facilitar a tarefa;
- Sempre que for necessário deslocar uma carga a distâncias maiores que 2 m, utilize carrinhos ou empilhadeiras;
- Se tiver que subir escadas carregando sacos de cimentos, escale-a degrau por degrau, pausadamente, para distribuir o esforço.
Pequenas ações como as listadas acima têm o potencial de trazer enormes benefícios para sua saúde.
Afinal, por que aprender como carregar cimento de qualquer maneira se você pode se prevenir de problemas no futuro, não é mesmo? Comente abaixo o que você achou das dicas!