Como colocar manta asfáltica na laje? Qual é o procedimento necessário para realizar a correta aplicação do material impermeabilizante?
Um dos maiores problemas em qualquer construção, seja esta uma obra pública, predial, mas principalmente residencial, são as infiltrações nas paredes. A umidade parece ter uma facilidade imensa de penetrar nas paredes, cantos superiores e inferiores, independentemente do tamanho da obra.
As mais comuns são causadas pela chuva em excesso combinadas à falta de revestimento externo de uma casa: a falta de reboco é um dos principais causadores de manchas maiores nas paredes.
Porém, as infiltrações podem também “nascer” do solo ou “descer” das paredes por falta correta de impermeabilização na laje. É aí que a manta asfáltica entra.
Acompanhe conosco, confira a definição sobre o que é a manta asfáltica, veja os principais tipos e confira como colocar manta asfáltica na laje!
O que é a manta asfáltica?
Mas afinal, o que é manta asfáltica? Antes de saber como colocar manta asfáltica na laje, vamos conhecê-la? Trata-se de um material amplamente usado para a impermeabilização de fundações, como a viga baldrame.
Alguns construtores optam por colocá-la antes da aplicação de chapisco nas vigas (material também usado para impedir a passagem de umidade), enquanto outros optam por colocá-la depois do chapisco.
Em termos gerais, estamos falando de uma verdadeira manta, composta por asfalto e elastômeros, que pode ser de véu de vidro, apresentando menos resistência, ou então poliéster, com uma resistência bem superior.
O sistema de impermeabilização criado pela manta asfáltica é flexível, ideal para proporcionar trabalhabilidade para a estrutura.
Sendo ainda mais específico, trata-se de um material pré-fabricado, composto com base em asfalto, este que é modificado em sua essência, com adição de potencializadores de estrutura de polietileno e poliéster, além de polímeros diversos.
Dependendo do tipo e marca de manta asfáltica que você comprar, poderá adquiri-la com uma camada superior (cobertura) de alumínio, assim como a fita asfáltica. As mantas com cobertura de alumínio acabam saindo mais caras, naturalmente.
Principais tipos de manta asfáltica
Aderida
Neste exemplo, a aderência pode ser feita com maçarico ou então com asfalto. No primeiro método, é necessário usar o maçarico, aquecê-lo no local de colagem da manta asfáltica.
Tenha cuidado quanto ao manuseio, para que o aquecimento não seja exacerbado e acabe perdendo a efetividade do material por superaquecimento. Já no segundo exemplo, basta aplicar a manta no local desejado utilizando asfalto aquecido.
Flutuante
A manta não é colada, apenas usada para “envelopar” a estrutura, seja uma laje ou um viga. Não é indicada, visto que aumenta a possibilidade de passagem de umidade, e, em caso de infiltrações, traz dificuldades de localização da origem do problema.
Aluminizada
Indicada para dutos de ventilação, ar condicionado, goteiras e até mesmo telhados, é feita com alumínio, gerando menor quantidade de calor (por isso usada no telhado, no lugar das fitas).
Sobre a aplicação, esta pode ser feita de três formas distintas: com maçarico, asfalto ou autoadesiva.
Ardosiada
Instalada com ajuda do asfalto, repetindo a técnica já mencionada, é específica para coberturas que possuam mais de 30% de inclinação.
Além disso, é indicada para estruturas que possuam deformações menores. Não precisa de proteção externa, como o chapisco, visto que já tem autoproteção em sua composição.
Passo a passo de como colocar manta asfáltica na laje
Afinal, como colocar manta asfáltica na laje? Como se faz a aplicação? Colocamos o tópico sobre tipos de manta primeiro, porque como foi visto, muito da aplicação se deve ao tipo de produto que está sendo usado na construção.
Em geral, você pode seguir este guia para aplicação:
- Limpe toda a superfície onde a manta será aplicada, evitando imperfeições;
- Logo após, verifique também se a superfície está seca e com todos os caimentos necessários, para auxiliar no processo de secagem de quaisquer umidade/infiltrações que venham a surgir;
- Em seguida, aplique um primer tanto na manta quanto no material em que a mesma será colada, no caso, a laje. O primer auxilia na ligação entre a manta e a laje;
- Por último, use asfalto ou maçarico aquecido para unir os dois lados (manta e laje);
- No caso de mantas autocolantes, apenas use o primer e faça a aplicação completa;
- Lembre-se: o método de “envelopamento” não é indicado, visto que aumenta a possibilidade de passagem de umidade, e, em caso de infiltrações, traz dificuldades de localização da origem do problema.
Vale a pena usar manta asfáltica na laje?
Mas afinal, ainda vale a pena usar manta asfáltica na laje? Claramente, sim.
Como podemos ver, a manta é um ótimo produto para evitar que a umidade penetre nas estruturas de uma residência, independentemente se estejamos falando da laje superior ou então das vigas baldrames da fundação.
Então, pelo ponto de vista financeiro e funcional, tanto para evitar reparos futuros quanto para proteger as estruturas de maneira imediata, a manta asfáltica vale a pena e deve ser utilizada.
Por outro lado, quando falamos de pequenas correções, como furos nas telhas que causam goteiras, é mais indicado o uso de fita asfáltica, que é mais flexível do que a manta em si.
Como podemos ver, é um material de grande importância para garantir a segurança de sua obra, trazendo impermeabilidade para a laje, além de outras estruturas onde a manta pode ser usada, como é o caso das fundações subterrâneas (vigas baldrames, radiers, sapatas, etc.). Até a próxima!