Como fazer fundação para sobrado? Qual é o tipo de alicerce mais recomendado para esse tipo de construção?
A construção do alicerce é feita como em casas simples com apenas um pavimento ou é necessário ter maior segurança devido ao segundo pavimento construído, ainda que pequeno?
A fundação de uma residência é uma das partes mais importantes de toda a obra. É através dela que se dá a sustentação de toda a construção.
Ainda sim, alguns brasileiros constroem suas residências sem alicerce, deixando toda a obra a mercê da própria estrutura, que muitas vezes pode ceder após rachaduras ou fissuras.
Hoje, falaremos um pouco mais sobre tipos de fundações, sobrados, e como podemos construir e escolher a fundação correta para esse tipo de obra residencial. Acompanhe e siaba como fazer fundação para sobrado!
O que é fundação?
Mas afinal, o que é fundação? Como mencionado anteriormente, trata-se da estrutura subterrânea que ficará responsável por todo o peso exercido pela construção sob a mesma.
Assim, o peso é levado da estrutura até a fundação, que faz o trabalho de distribuir essa força através do terreno.
O peso pode chegar através de vigas e pilares (alvenaria convencional) ou das próprias paredes que compõem a obra já realizada (alvenaria estrutural).
Através da fundação, trazemos maior segurança para a obra e todos que residem na mesma, proporcionando maior durabilidade para a construção que irá demorar mais tempo para apresentar fissuras, rachaduras, infiltrações, etc.
Em alguns casos, quando a construção é bem feita, não é necessário realizar alterações no futuro.
O que é um sobrado?
Mas, e o que é um sobrado? Surgido no ciclo do ouro no estado de Minas Gerais, o termo foi criado pela própria população, que construía suas casas na parte mais alta das cidades, sempre “sobrando” algum espaço para construção na parte mais baixa, transformando-se em térreo, um “sobrado de terra”.
Hoje, o sobrado já se tornou comum nas casas brasileiras, principalmente entre aqueles que buscam aproveitar bastante os espaços de um terreno com menor extensão.
Na prática, trata-se de uma casa com dois ou mais andares com menor espaço de largura do que uma casa comum, assim, a parte de cima é usada para trazer maior conforto aos cômodos que ficariam muito apertados caso fossem realocados somente no perímetro térreo.
Apesar disso, nos dias atuais qualquer casa com dois ou mais andares já é chamada de sobrado.
É uma construção típica de famílias de classe média brasileira, que buscando maior conforto para todos os representantes da família, tratam o térreo como sala de estar/cozinha e o segundo andar para os quartos.
Como fazer fundação para sobrado?
Agora que já entendemos o papel da fundação em uma construção, e como ela possui importância em uma obra de dois pisos, além de entender na prática do que se trata um sobrado, podemos então explicar a você como fazer fundação para sobrado.
Abaixo, explicamos alguns passos sobre como fazer fundação para sobrado. Leia:
Defina o tipo de fundação
Como fazer fundação para sobrado? O primeiro passo que você deve seguir é decidir o tipo de fundação que será usado em sua construção. Existem muitos modelos, sendo que cada um é indicado para um tipo de construção.
Casas com apenas um pavimento ou até mesmo sobrados podem ser construídas sobre fundações rasas, enquanto construções maiores como os prédios precisam de fundações profundas.
Entre os principais tipos de fundações, podemos citar:
As 3 primeiras opções citadas são as fundações rasas, que mencionamos no início do tópico, enquanto as 3 últimas são indicadas para construções que precisam de fundações profundas.
Existem sim outros modelos de alicerces para obras, mas estes são os principais que você encontrará na construção civil brasileira.
Para exemplo de como fazer fundação para sobrado, usaremos a fundação radier, uma das mais simples e com melhor custo-benefício para ser aplicada na prática, tratando-se de uma laje de concreto armado muito espessa, que ocupa toda a área onde o sobrado será construído. Continue lendo conosco para maiores detalhes!
Como fazer fundação para sobrado? Faça o gabarito da obra!
Nosso próximo passo é construir o gabarito da obra.
Trata-se da representação física de como a construção será realizada: onde ficará a fundação, onde serão construídas as paredes internas da residência e sua construção na prática. Sem um gabarito anterior à obra, há grandes chances de que a casa fique “torta”.
- Delimite a área da obra: o gabarito sempre é construído cerca de 1,5m a 2m de distância da área real da residência;
- Encontre o nível da construção: mesmo com o terreno já nivelado, use uma régua ou laser para confirmar;
- Tire o esquadro da obra: marque as paredes externas da construção. Para que o esquadro esteja correto, os cantos do gabarito precisam registrar 90º;
- Paredes e fundação: por fim, marque as paredes internas da casa e a fundação no chão, para então desmontar o gabarito depois de fiar a primeira parede.
Preparação da área e finalização
- Escavação do local onde será colocada a fundação;
- Lona por todo o local, onde será impermeabilizado e colocado uma certa quantidade de brita que protegerá o radier de problemas orgânicos;
- Madeira por todas as laterais da vala escavada, buscando proteger o perímetro onde o concreto será colocado;
- Inserção de armaduras definidas em tamanho e espaçamento no projeto produzido pelo responsável técnico (engenheiro civil);
- Por fim, é feita a concretagem por toda a área delimitada como fundação da construção.
Como podemos perceber, a fundação radier é uma das melhores escolhas para quem busca praticidade e custo-benefício. Até a próxima!