Como fazer massa para contrapiso? Quais são os materiais necessários para fazer a massa para ser aplicada?
Essas perguntas são muito válidas, principalmente quando o objetivo é fazer uma construção da maneira correta.
O contrapiso, nesse sentido, é uma das partes mais importantes da construção, afinal, quando bem feito, garante que todo o nivelamento do chão da casa fique bem alinhado.
No guia de hoje, vamos ensinar você como fazer massa para contrapiso. Acompanhe!
O que é contrapiso?
Antes de mais nada, gostaríamos de explicar para você de forma clara o que é contrapiso e porque fazê-lo da maneira correta é tão importante.
O contrapiso é uma camada grossa de argamassa utilizada logo acima de uma base estrutural da construção, podendo ser representada por uma laje ou concretagem pura.
O contrapiso, portanto, serve para chegar a altura do piso comum da casa e prepará-lo para o recebimento do piso propriamente dito, como por exemplo, um porcelanato acetinado.
Em suma, sua preparação é importante porque garante que o chão da casa fique bem feito, nivelado e de acordo com o que o cliente final espera. Por essas e outras que saber como fazer massa para contrapiso é importante.
Um dos pontos mais importantes na hora de saber como fazer a massa para o contrapiso da casa é o traço, pois ele é quem define o quanto de material é utilizado. Continue lendo para saber a quantidade de material.
Traço do contrapiso: o que você precisa saber?
Como mencionado acima, para saber como fazer massa para contrapiso, é necessário entender melhor sobre o traço.
O traço é o cálculo realizado para chegar ao resultado final do produto, em que os números utilizados são referentes a quantidade de cada material usado na solução desejada.
Existem diversos tipos de traço, como o de cimento ou então do concreto.
Quanto ao traço da argamassa para contrapiso, só é necessário calculá-lo quando não compramos a argamassa pronta, ou seja, quando a construção do contrapiso é feita com argamassa produzida na hora.
Nos materiais necessários você entenderá melhor como cada um deles é empregado na produção do contrapiso, mas, em geral, o traço do contrapiso fica desse jeito (já explicando a você como fazer massa para contrapiso):
- Traço de 1:3;
- O 1 significa que você usará apenas uma lata de cimento;
- Enquanto isso, serão usadas três latas de areia;
- Neste caso, se precisar produzir uma quantidade maior, significa que o próximo passo serão 2 latas de cimento para 6 latas de areia, e assim sucessivamente;
- Além disso, é realizada a adição de água, de forma moderada, mas feia até que a argamassa produzida possa apresentar uma consistência semelhante a de “farofa”.
Como fazer massa para contrapiso?
Afinal, como fazer massa para contrapiso? Chegamos então ao tópico principal de nosso conteúdo, onde vamos explicar a você de forma detalhada como fazer massa para contrapiso na sua construção.
Preste bastante atenção aos detalhes e aos materiais, pois estes farão a diferença.
Leia:
Materiais necessários
- Areia;
- Água (moderada);
- Cimento convencional.
Mão na massa: literalmente!
- Faça a argamassa de contrapiso. Essa pode ser feita com cimentos convencionais, desde que você siga a regra do traço 1;3 (uma lata de cimento para três latas de areia) que citamos anteriormente;
- Certifique-se de que a base estrutural da construção esteja limpa;
- Caso contrário, retire possíveis sobras de concreto ou poeira;
- Delimite a altura final do contrapiso, com a ajuda do taliscamento dos cantos da superfície;
- Em seguida, faça o polvilhamento da área aplicando a nata do cimento, fazendo com que haja uma camada de material de ligação;
- No momento seguinte, execute as guias que vão servir para espalhar a argamassa de forma orientada, além de auxiliar no momento do desempeno na altura que foi escolhida para o contrapiso;
- Agora, em direção sentido das mestras, faça a aplicação da argamassa, uma camada por vez;
- Para conseguir realizar essa tarefa, a argamassa é espalhada em áreas vazias, ajustando-a com a régua para encontrar o nível correto e usando os soquetes para compactar a argamassa;
- Sobre a textura, é você quem decide com base no tipo de revestimento que será usado posteriormente: liso para revestimentos finos, rugoso para cerâmica, etc.
Posso usar argamassa pronta?
Pode e deve. Evitando maior mão de obra, muitos profissionais preferem trabalhar com a argamassa pronta. O uso do material vem ganhando cada vez mais espaço nas construções, pois além de gerar menor mão de obra, também parece render mais ao final das contas.
Existem muitos tipos e modelos disponíveis no mercado.
Recomendamos que analise bastante antes de realizar a compra e opte sempre por um material de qualidade, por mais que seja um pouco mais caro para seu bolso do que produtos mais baratos, estes que não oferecem a mesma qualidade.
Como fazer caimento no contrapiso do banheiro?
Por fim, para ajudar você em sua construção, deixamos um vídeo em forma de guia para solucionar uma das maiores dúvidas de quem trabalha na área: como fazer caimento no contrapiso do banheiro da forma correta?
Trata-se de guia bem explicativo e que vai ajudar muito na hora da realização do contrapiso desse cômodo tão importante. Assista: