Como fazer orçamento de obra?
Como fazer orçamento de obra? | Fonte: Canva Pro.

Como fazer orçamento de obra? Quais são os valores que devem estar contidos em um documento como esse? Tem como terceirizar o serviço de valores ou devemos fazer isso por conta própria?

Seja uma construção de pequeno, médio, grande ou gigantesco porte, uma coisa há em comum entre todas elas: o orçamento.

Estamos falando de um escopo de valores que deve ser realizado antes da obra ser iniciada, para que assim, o solicitante saiba de forma quase que fidedigna o quanto será gasto.

Foi pensando justamente nisso que resolvemos preparar um conteúdo guia especial, onde vamos lhe explicar de forma simples e direta como fazer orçamento de obra. Acompanhe!

O que é o orçamento de uma obra?

Como fazer orçamento de obra?
Como fazer orçamento de obra? O que é o orçamento de uma obra? | Fonte: Canva Pro.

De uma maneira bem breve, sem tomar muito de seu tempo, queremos introduzir o que é um orçamento.

Trata-se de um documento que, na grande maioria das vezes, é construído pelo responsável técnico da obra, juntamente a construtora que realizará todo o serviço pesado na prática.

Dentro deste documento, estão detalhados todos os gastos que serão realizados, desde os gastos com parafusos até os gastos com contrapiso, argamassa, fundação, acabamento, etc.

Então, é um documento essencial para quem não quer gastar mais do que o devido, já que traz uma noção de valor a investir.

Como fazer orçamento de obra?

Afinal, como fazer orçamento de obra?
Afinal, como fazer orçamento de obra? | Fonte: Canva Pro.

E então, como fazer orçamento de obra? Com todas as informações preliminares detalhadas, podemos então partir para a parte principal do conteúdo, onde ensinamos você a fazer o orçamento de uma obra e apresentar ao cliente final, com todos os detalhes inclusos. Leia:

Materiais e insumos utilizados

Como fazer orçamento de obra? O primeiro passo é realizar um levantamento detalhado com todos os materiais e insumos que serão utilizados na obra em questão: revestimentos, quantidade de cimento, metros de areia, litros de água, sapatas, telhados, janelas, portas, etc., ou seja, definir em média quais são os materiais que serão usados para levantar a obra do zero.

Lembre-se também de adicionar os insumos de menor tamanho, mas com grande importância para que a construção seja realmente de qualidade, como por exemplo, impermeabilizantes, rejuntes, massa corrida, etc.

Composições de Preços Unitários e os fornecedores

Como fazer orçamento de obra? Conhecidas como CPUs, as Composições de Preços Unitários são tabelas que informam o valor médio de determinado produto que será usado na obra.

Em que isso ajuda? Justamente para orçar o valor que será gasto. Você pode não saber o preço exato da cerâmica que será usada pelo cliente, mas pode definir uma média de R$60,00 por peça, por exemplo.

Além das CPUs, é possível usar valores que preencheram orçamentos recentes e que incluem os mesmos produtos.

Quer algo ainda mais realista do ponto de vista financeiro? Então, com base em pedidos realizados pelo seu cliente final, entre em contato com ao menos 5 fornecedores solicitando valores.

Dessa forma, você pode encontrar um valor mediano que inclua qualidade e preço que esteja dentro do orçamento.

Assim, podemos construir um orçamento de obra ainda mais fidedigno em relação ao valor final, aumentando ainda mais a porcentagem de exatidão em relação ao preço final.

Custos diretos e custos indiretos

Como fazer orçamento de obra?
Custos diretos e indiretos | Fonte: Canva Pro.

Como fazer orçamento obra? A partir daqui, entram os gastos diretos e indiretos.

Neles não estão inclusos os materiais, que já foram orçados no tópico anterior, mas sim gastos como a mão de obra, a energia elétrica usada no local da construção, água para a produção de argamassa, gastos com banheiro químico (se necessário), internet, etc.

Neste caso, estamos falando basicamente do mais importante que é a mão de obra. Se você é o responsável técnico contratado pelo cliente para ir em busca de uma construtora, por exemplo, deve falar com o máximo de fornecedores de mão de obra possível, para chegar a um valor que equilibre o custo-benefício.

Lembre-se de que o barato sai caro, e que o caro pode não caber no orçamento do cliente: o segredo é o equilíbrio.

Impostos e taxas

Como fazer orçamento de obra? Alvará de construção, instalação de postes, conserto de saída hidráulica para a rua, possível IPTU gerado durante a obra: todos estes gastos relacionados a impostos e taxas, geralmente cobrados pela prefeitura do município onde a obra está sendo realizada, devem ser reportados diretamente ao projeto de orçamento que está sendo construído.

Um exemplo clássico de problema causado em obras, principalmente as residenciais, são interdições realizadas pela prefeitura, que inviabiliza a obra até que o alvará de construção seja solicitado, e, por fim, liberado.

Além disso, nesses casos são aplicadas multas referentes ao não contato com o órgão competente, e caso continue, as multas vão ficando cada vez maiores.

Por isso o projeto do engenheiro civil, responsável técnico pela obra, é de suma importância, antes de qualquer outra coisa, para que a obra possa ser iniciada. Sem este documento devidamente entregue na prefeitura e liberado com um alvará, recomendamos que toda a obra não seja iniciada.

Quanto tempo a obra vai durar?

Quanto tempo a obra vai durar?
Quanto tempo a obra vai durar? | Fonte: Canva Pro.

Por fim, indique o fator temporalidade ou estimativa. No primeiro caso, você informa em quantos meses ou anos a obra será finalizada.

No segundo caso, há uma estimativa, de que a obra seja finalizada, por exemplo, até dezembro de 2025. Em ambos os casos é necessário deixar uma ressalva referente a atrasos, principalmente se não houver a cooperação do contratante, se necessário.

Entendeu melhor sobre como fazer orçamento de obra? Esperamos que sim. Até a próxima!