Como fazer um gabarito? Estamos falando de uma das fases mais importantes de toda a construção, onde podemos ter uma ideia melhor de onde vai cada parede, onde inicia a fundação, etc.
Toda obra possui suas fases elementares, do início ao fim, que definem qual será o futuro que a construção irá tomar.
Hoje, vamos entender o que é e como fazer um gabarito. Acompanhe!
O que é um gabarito?
Mas afinal, o que é um gabarito? O gabarito é uma espécie de simulação de como será a obra, um escopo visual – e também físico – de como ficará a disposição de paredes, e fundação da obra.
É através dele que podemos ter uma noção da dimensão real da construção sobre o terreno em que está sendo realizada.
Portanto, sempre que passamos por uma obra e vimos uma estrutura de madeira delimitando uma área semelhante a de um imóvel, é o gabarito que estamos vendo.
O gabarito não possui distinção de obra: é usado tanto em obras pequenas como em obras maiores e que demandam maior espaço.
Então, podemos visualizá-lo tanto em obras residenciais quanto em construções prediais.
Características do gabarito da obra
Já sabemos o que é, e ainda falaremos sobre como fazer um gabarito.
Mas, agora, vamos entender melhor sobre as características do gabarito, como o seu tamanho em extensão, quando deixa de estar presente na obra e até mesmo o material de que é feito.
Leia conosco e entenda suas características na prática:
Tamanho do gabarito
Uma das principais características do gabarito é o seu tamanho. Como mencionado acima, ele é usado justamente para delimitar a área da obra.
Porém, o gabarito leva em conta a espessura, comprimento e largura das próprias paredes, ou seja, deve ser colocado em volta da obra, e não no lugar em que a mesma vai ocupar.
Então, em resumo, a metragem quadrada do gabarito sempre será um pouco maior do que a obra em questão.
Na prática, o gabarito necessita ser em torno de 1 à 1,5 metros maior do que a extensão total da obra, tanto no comprimento quanto na largura. Assim, os resultados obtidos em relação a visualização da obra serão mais fidedignos.
Material usado para construir um gabarito
Como fazer um gabarito? Qual material é usado para produzi-lo?
Como mencionamos também anteriormente, é muito comum que encontremos obras em beira de estrada com estacas de madeira delimitando uma área, sempre um pouco acima do chão: este é o gabarito, sendo a madeira o seu principal material.
Mas, além da madeira, também são usados outros materiais. Na prática, é uma cerca de madeira simples, mas que precisa de tabeiras, pontaletes e piquetes de madeira para ser finalizada.
Estes são os materiais principais.
Portanto, em toda a obra, o gabarito é uma das fases mais rápidas e baratas de serem feitas.
Vale lembrar de que, apesar de ser rápida de ser “confeccionada”, precisa de muita atenção em sua construção.
Dizemos isso porque é o cercado de madeira que vai evitar uma série de problemas, como paredes tortas ou desníveis. Continue lendo conosco para saber como fazer um gabarito.
Gabarito é usado até quando na obra?
E até quando o gabarito é utilizado na obra? Na prática, quando ele é retirado e a construção iniciada?
O gabarito da obra, além de ser uma das fases mais rápidas e baratas de serem construídas, também é uma das mais rápidas de serem desmanchadas.
E por que? Porque deve ser desmontado logo na primeira fiada de parede.
Com primeira fiada, estamos fazendo referência à primeira “linha” de tijolos superiores a construção, representando o início do primeiro pavimento em uma casa, ou o que conhecemos como “térreo” em uma construção predial.
É uma das partes mais importantes da obra, pois delimita a área correta que a parede será construída.
Como fazer um gabarito?
Delimite a área da obra
Como fazer um gabarito? Com ajuda da planta baixa produzida pelo responsável técnico, delimite a área da construção diretamente no lote.
É necessário dar atenção às medidas de recuo tanto frontal quanto lateral.
Como resultado, o recuo posterior/traseiro se dará “automaticamente”. É neste momento em que entram os pontaletes mencionados anteriormente.
Estes deverão ficar nas 4 extremidades da obra, tanto nos recuos frontais quanto traseiros. Por fim, faça a ligação dos pontaletes de madeira com linhas para que a área seja visível.
Encontre o nível da obra
Em seguida, defina qual é a altura da construção, ou seja, o nível da obra.
Faça o primeiro nível de marcação no pontalete que está na parte mais alta do terreno, e, por fim, marque os outros pontaletes com o auxílio de uma mangueira de nível ou outras ferramentas modernas, como o laser.
Tabeiras
Como fazer um gabarito? Fixe as tabeiras usando pregos comuns para que fiquem na altura correta da casa.
Lembre-se de proporcionar um espaço de ao menos 2 metros entre um pontalete e outro, para assim ter a certeza de que a estabilidade está garantida.
Esquadro da obra
Tire o esquadro da obra, marcando as paredes que ficam na parte externa da construção no gabarito. Para ter a certeza de que o esquadro realizado está correto, é necessário medir os cantos do gabarito, que obrigatoriamente precisam ter 90º.
Paredes e fundação
Como fazer um gabarito? Por fim, marque as paredes e fundação da construção no gabarito. Inicie puxando os fios entre os pontaletes e tabeiras. Verifique se tudo está em nível e bem organizado.
Caso sim, marque diretamente no terreno. Pronto, você já pode desmontar o gabarito e iniciar a obra.
Como podemos notar, é algo simples e que geralmente é finalizado em menos de um período do dia.