A manta asfáltica é um material extremamente essencial em uma obra, principalmente quando falamos da impermeabilização de concreto armado. Mas, o que é exatamente esse produto? Como ele protege as estruturas da ação da umidade? Quais são as diferenças entre a manta e a fita asfáltica? Vale a pena utilizar?
Depois que a obra está pronta, é possível proteger a estrutura de agentes externos. Um destes – e que afeta muito uma construção caso não seja devidamente protegida – é a umidade.
Muitos desses problemas podem ser evitados com a ajuda da manta asfáltica. No conteúdo de hoje, além de explicarmos o que é a manta, também falaremos sobre suas aplicações, diferenças em relação a fita e seus principais tipos encontrados no mercado. Acompanhe!
O que é a manta asfáltica?
Mas afinal, o que é manta asfáltica? Trata-se de um material amplamente usado para a impermeabilização de fundações, como a viga baldrame.
Alguns construtores optam por colocá-la antes da aplicação de chapisco nas vigas (material também usado para impedir a passagem de umidade), enquanto outros optam por colocá-la depois do chapisco.
Em termos gerais, estamos falando de uma verdadeira manta, composta por asfalto e elastômeros, que pode ser de véu de vidro, apresentando menos resistência, ou então poliéster, com uma resistência bem superior.
O sistema de impermeabilização criado pela manta asfáltica é flexível, ideal para proporcionar trabalhabilidade para a estrutura.
Sendo ainda mais específico, trata-se de um material pré-fabricado, composto com base em asfalto, este que é modificado em sua essência, com adição de potencializadores de estrutura de polietileno e poliéster, além de polímeros diversos.
Dependendo do tipo e marca de manta asfáltica que você comprar, poderá adquiri-la com uma camada superior (cobertura) de alumínio, assim como a fita asfáltica. As mantas com cobertura de alumínio acabam saindo mais caras, naturalmente.
Onde a manta asfáltica é usada?
Mas, e onde a manta asfáltica é utilizada?
Como não tem tanta flexibilidade quanto a fita, falamos de locais mais brandos que precisam de vedação e impermeabilização em uma obra, como por exemplo, toda a estrutura de viga baldrame utilizada durante a construção da fundação da obra, que irá trazer sustentação para a construção – seja uma casa ou um edifício.
A manta auxilia no processo de impermeabilização, evitando infiltrações e passagem de umidade para as vigas, que consequentemente levariam a mesma umidade para as paredes da obra construída. Lembra-se de quando mencionamos sobre o aparecimento de manchas “nascendo” do solo de sua casa.
Essas manchas aparecem devido a umidade estar acessando as vigas baldrame ou outra estrutura que faça parte da fundação de sua residência. Dessa forma, caso tivessem sido usadas mantas asfálticas na proteção do local, essa situação dificilmente aconteceria.
Manta vs Fita asfáltica: qual é a diferença?
Diferenças na composição
- Fita asfáltica: em sua composição, estamos falando de um adesivo asfáltico. Seu acabamento é feito em filme aluminizado. Sua composição, portanto, garante maior durabilidade, flexibilidade e facilidade de aplicação;
- Manta asfáltica: mais robusta e ideal para aplicações maiores, como já vimos e ainda veremos posteriormente. Sua composição é mais complexa, o que lhe garante ainda mais durabilidade e proteção para o local onde é aplicada, já que o próprio material acaba sendo mais robusto do que a fita asfáltica.
Diferenças nos locais de aplicação
- Fita asfáltica: essencial para pequenos reparos, como por exemplo, trincas, rufos, cumeeiras, cabeças de parafusos, frestas entre telhas, calafetação e vãos, etc., ou seja, espaços pequenos que precisam de vedação, seja interna ou externa, precisando de maior flexibilidade, característica encontrada mais em fitas do que em mantas;
- Manta asfáltica: já citamos onde a manta asfáltica é mais utilizada, ou seja, fundações. Além disso, a manta asfáltica é um elemento construtivo que pode ser usado em áreas frias e úmidas, jardineiras, lajes, paredes de encostas (muro de arrimo), reservatórios, entre outras áreas que apresentem características que possam causar infiltrações ao longo do tempo.
Acabamento
- Manta asfáltica: como mencionado anteriormente e repetido diversas vezes durante o conteúdo, a manta asfáltica possui diversas funcionalidades, geralmente mais importantes para a segurança da obra, em relação a fita adesiva. Dessa forma, é natural que possamos encontrar diferentes acabamentos para a manta, diferentemente do caso da fita. Então, é encontrada em acabamentos diferenciados, alguns melhores do que outros e mais indicados para cada parte da construção, como ardósia, alumínio, fibra de vidro, poliéster, etc.;
- Fita asfáltica: esta é encontrada somente com acabamento em alumínio, como citado na seção sobre sua composição.
Principais tipos de manta asfáltica
Aderida
Neste exemplo, a aderência pode ser feita com maçarico ou então com asfalto. No primeiro método, é necessário usar o maçarico, aquecê-lo no local de colagem da manta asfáltica.
Tenha cuidado quanto ao manuseio, para que o aquecimento não seja exacerbado e acabe perdendo a efetividade do material por superaquecimento. Já no segundo exemplo, basta aplicar a manta no local desejado utilizando asfalto aquecido.
Flutuante
A manta não é colada, apenas usada para “envelopar” a estrutura, seja uma laje ou um viga. Não é indicada, visto que aumenta a possibilidade de passagem de umidade, e, em caso de infiltrações, traz dificuldades de localização da origem do problema.
Aluminizada
Indicada para dutos de ventilação, ar condicionado, goteiras e até mesmo telhados, é feita com alumínio, gerando menor quantidade de calor (por isso usada no telhado, no lugar das fitas).
Sobre a aplicação, esta pode ser feita de três formas distintas: com maçarico, asfalto ou autoadesiva.
Ardosiada
Instalada com ajuda do asfalto, repetindo a técnica já mencionada, é específica para coberturas que possuam mais de 30% de inclinação.
Além disso, é indicada para estruturas que possuam deformações menores. Não precisa de proteção externa, como o chapisco, visto que já tem autoproteção em sua composição.
Este foi o nosso guia sobre a manta asfáltica, sua definição, diferenças em relação a fita e principais tipos. Até a próxima!