Parede torta
Parede torta

A parede torta depois da obra pronta é um problema e tanto. Imagine a seguinte situação: depois de um longo período de obra, o que você mais quer é curtir o resultado da construção, mas acaba sendo surpreendido com portas e janelas que não fecham e móveis que não encaixam.

E o pior é pensar que dava para impedir isso facilmente se sua parede torta, seja de concreto ou alvenaria, tivesse sido executada com atenção.

Quer aprender a evitar que a parede torta (um problema bastante comum) afete sua obra? Então continue a leitura!

A importância de usar prumo, nível e esquadro

A importância de usar prumo, nível e esquadro
A importância de usar prumo, nível e esquadro

Por mais experiente que o profissional técnico tenha, não é recomendável erguer uma parede seguindo apenas a própria intuição.

Para garantir um bom resultado e evitar uma parede torta, é essencial usar três ferramentas:

Prumo

Verifica se os tijolos e blocos de concreto estão no mesmo alinhamento vertical. Ao encostar a parte de madeira do prumo na área superior da parede e esticar o fio até embaixo, o pêndulo não deve ficar encostado ou afastado demais, apenas próximo;

Nível

Verifica se os tijolos e blocos de concreto estão no mesmo alinhamento horizontal. Ao usá-lo, é normal escolher um nível de referência de 1 metro até o solo e transportá-lo para as paredes de todos os cômodos através do método da mangueira transparente e cheia de água;

Esquadro

Parede torta
Esquadro

Verifica a angulação no encontro de duas paredes. Geralmente, o ângulo é de 90º.

Para que a parede torta fique reta nesses três sentidos, o profissional deve realizar checagens com o prumo, nível e esquadro quando concluir 1/3 da parede, 2/3 da parede e ao fim da obra.

Outra ferramenta muito utilizada na execução de alvenarias ou paredes de concreto, é o escantilhão. Como ele, o profissional tem a certeza de que o serviço está dentro das especificações do projeto.

Existem equipamentos mais sofisticados, com medições a laser, mas os apresentados anteriormente são os mais tradicionais. Outros equipamentos, tais como régua de alumínio de três bolhas, também podem ser utilizados.

Optando pelos melhores materiais ao executar uma parede de concreto ou alvenaria

Parede torta
Optando pelos melhores materiais ao executar uma parede de concreto ou alvenaria

Nessa fase da obra, as normas técnicas da ABNT não devem ser ignoradas.

Elas servem não apenas para padronizar o tamanho e formato dos tijolos e blocos usados na construção da parede, como também estabelecem um padrão de qualidade ideal para garantir a segurança da construção e evitar uma parede torta.

Por isso, verifique sempre a procedência das peças e compre apenas aquelas que tiverem medidas apropriadas.

Ainda falando sobre materiais, é muito comum ouvir que o reboco pode ser usado para corrigir uma parede torta, mas isso não é nem um pouco recomendado.

Se a estrutura tiver uma diferença de alinhamento horizontal de aproximadamente 6 cm, por exemplo, e considerando que as três camadas de revestimento (chapisco, emboço e reboco) devem ter entre 1,5 cm e 2 cm no máximo, o profissional seria obrigado a fazer uma correção de aproximadamente 4 cm usando apenas massa.

Dessa forma, não só o consumo de material e o custo da obra seriam maiores, como o revestimento grosso poderia se soltar da parede torta ou apresentar diversas rachaduras.

Portanto, tenha sempre em mente que, em qualquer obra, um serviço nunca pode ser consertado com outro.

Uma construção tem diferentes etapas e cada uma delas precisa ser realizada corretamente desde o início.

Em resumo: uma parede torta não deve ser corrigida com reboco!

E se a parede torta estiver muito desnivelada? 

Parede torta
E se a parede torta estiver muito desnivelada?

Dependendo da situação da sua parede torta, você pode apostar em marcas que adaptam seus produtos de acabamento para que eles se adequem ao desvio na parede e possam ser encaixados com mais facilidade.

É possível pedir móveis e esquadrias sob medida, por exemplo.

No entanto, isso implica em gastos maiores. Por isso, muitas vezes sai mais barato e seguro tomar coragem e demolir a parede torta completamente para construir uma nova estrutura.

É uma decisão delicada, mas que pode evitar problemas futuros.

Não adianta ter pressa: erguer uma parede de concreto ou alvenaria é um processo que precisa ser feito com cautela. Só assim os melhores resultados serão atingidos.

Parede torta: como resolver esse problema? Guia em vídeo!

Abaixo, separamos um vídeo bem detalhado sobre como você pode resolver esse problema com sua parede torta. Assista:

Gostou das nossas dicas? Escreva nos comentários se você já teve dificuldades com uma parede torta e como resolveu esse problema!