O piso antiderrapante para banheiro é um tipo de tecnologia que há muito tempo vem ganhando espaço nas casas brasileiras entre os materiais de construção.
Na realidade, como vamos perceber com o decorrer da matéria, a tecnologia antiderrapante pode ser usada também em outros cômodos, não necessariamente e somente no banheiro.
As rampas externas da casa, por exemplo, podem receber um piso de borracha estilo moeda.
Hoje, vamos abordar um pouco mais sobre o piso antiderrapante para banheiro, citando seus modelos, falando sobre sua importância e outras dicas sobre o assunto. Acompanhe!
Importância da segurança no banheiro com piso antiderrapante
Mas, qual é a importância do piso antiderrapante para banheiro em relação a segurança do cômodo e dos moradores que ali habitam?
O banheiro é um dos cômodos mais importantes da casa e também o mais perigoso devido à presença combinada de água e luz (energia elétrica).
Deve, por isso, ser concebido de acordo com um estudo preciso que alia beleza, funcionalidade e segurança, a começar pelos pavimentos que são usados.
A escolha dos pisos/azulejos/ladrilhos não é feita apenas com base em critérios estéticos, mas também em função da natureza do ambiente a que se destinam. Nesse sentido, uma das vantagens do uso de pisos antiderrapantes no banheiro é limitar os riscos de escorregões e quedas.
Por exemplo, um tipo de piso antiderrapante muito usado por sua beleza, o grés porcelânico, possui a capacidade de maior absorção de umidade, retirando o excesso de água até mesmo nos cantos mais desnivelados de um cômodo como o banheiro.
Uma dica essencial para quem está pensando em montar o seu banheiro, é utilizar ladrilhos em todas as paredes que compõem a parte interna do box, onde tomamos banho, que não são necessariamente antiderrapantes, mas possuem maior absorção de umidade.
Assim, garantimos maior eficiência e menor quantidade de água acumulada com o tempo.
O que são pisos antiderrapantes?
Mas afinal, o que é um piso antiderrapante para banheiro?
Os pisos antiderrapantes são feitos de materiais que aumentam a aderência e a força de atrito da superfície, para evitar ou limitar qualquer escorregamento ou acidentes causados pelo piso escorregadio, principalmente no banheiro, onde a umidade e a água tornam esse fenômeno mais frequente.
A aplicação de revestimentos antiderrapantes pode ser uma opção prática para alguns ambientes, trazendo muito mais segurança para os moradores da casa, como no banheiro.
Lembre-se de falar com seu engenheiro civil e arquiteto já na fase de construção do seu projeto residencial. Deixe claro desde o início que sua prioridade é maior eficiência da luz solar sobre a parte externa do banheiro.
Dessa forma, por mais que haja umidade natural no local, a mesma não será um problema tão grande, ainda mais se os pisos antiderrapantes estiverem presentes em seu projeto. Continue lendo conosco para conhecer seus principais modelos.
Onde pode colocar piso antiderrapante?
Mas, onde colocá-los (além do banheiro)? Acidentes domésticos podem ser causados por um projeto inadequado do ambiente, por isso falamos sobre a importância de ajuda profissional desde o início.
Desse ponto de vista, a escolha dos pisos representa um pouco a base desse argumento: é fundamental que a escolha do piso atenda a critérios de segurança precisos para limitar ou anular as chances de escorregar no banheiro, por exemplo, depois de tomar banho.
O desenvolvimento da tecnologia levou à criação de novos pisos, como tipos antiderrapantes para interiores.
Este tipo de piso pode ser feito de grés porcelânico, ou até mesmo borracha, ao invés de mármore liso ou porcelanato comum.
Por exemplo, um porcelanato com efeito de pedra, é ideal para soluções de piso e parede em ambientes como o banheiro.
Resistente a manchas, arranhões e desgaste, garante maior durabilidade até mesmo para a mobília utilizada no local, visto que absorve maior quantidade de umidade.
A superfície antiderrapante, mas ao mesmo tempo extremamente agradável ao toque e fácil de limpar, torna esse tipo de piso a escolha perfeita para qualquer ambiente tanto dentro como fora de casa.
Os ambientes em que é aconselhável colocar as os pisos antiderrapantes são:
- O banheiro, tema de nosso conteúdo;
- A cozinha;
- Ambientes com pisos particularmente inclinados, como rampas de entrada;
- Piso externo e bordas da piscina.
Principais tipos de piso antiderrapante para banheiro
Confira abaixo as 10 melhores opções de piso antiderrapante para banheiro que você encontra no mercado de pisos com diferentes preços, modelos e tamanhos para o seu projeto residencial:
Piso moeda de borracha
Em nossa primeira posição, temos o piso moeda de borracha, ou moeda emborrachado, entre outros nomes que você pode encontrar no mercado em geral.
É um dos mais fáceis de serem aplicados, seja diretamente no contrapiso ou então sobrepondo algum porcelanato já existente no cômodo.
Esse modelo de piso é ideal para locais extremamente encharcados, ou seja, a parte interna do box, onde a água do chuveiro cai de forma direta.
Além disso, é um importante item de segurança em residências em que moram pessoas com algum tipo de deficiência física, e claro, idosos.
Grés porcelânico
Como mencionado anteriormente, é um modelo de piso antiderrapante para banheiro que em termos de eficiência, é menor do que a borracha em si, mas em termos estéticos com certeza será o mais bonito que poderá encontrar.
Sendo compacto, possui absorção de umidade que varia entre 0,5 a 3%, dependendo muito do modelo. Além disso, é encontrado de 3 formas: natural, polido ou esmaltado.
Piso de pedra
O piso de pedra é uma opção mais antiga, mas igualmente eficaz. Como mencionado um pouco mais acima no conteúdo “(…) é ideal para soluções de piso e parede em ambientes como o banheiro.
Resistente a manchas, arranhões e desgaste, garante maior durabilidade até mesmo para a mobília utilizada no local, visto que absorve maior quantidade de umidade.”
Piso pastilha/ladrilho
A pastilha é muito usada na cozinha, e como já mencionado anteriormente, é um dos melhores pisos em termos de absorção de umidade – senão o melhor.
Nada impede de ser usada no chão do cômodo, mas lembre-se de buscar por opções lisas, visto que na grande maioria das vezes você pisará no chão sem sapatos ou chinelos. Até a próxima!