Piso de concreto polido
Piso de concreto polido

O piso de concreto polido é uma das variações dos revestimentos de cimento queimado que vem ganhando cada vez mais espaço em ambientes residenciais.

Se antes esse modelo era limitado ao uso industrial, hoje, devido a sua popularização, esse tipo de piso é tendência em projetos de decoração por todo o Brasil.

Mas quais são as vantagens desse tipo de piso para uma obra? Como ele deve ser feito? Separamos algumas dicas neste guia para te ajudar a entender um pouco mais sobre o que é piso de concreto polido e um passo a passo de como executá-lo. Confira!

O que é piso de concreto polido?

O que é piso de concreto polido?
O que é?

Dos chãos das fábricas às salas residenciais, o piso de concreto polido é um tipo de revestimento que tem seu polimento por meio de reagentes adicionados ao concreto.

Entre esses reagentes estão: endurecedores de superfície com base de nanosílica, silicato de sódio, flúor de silicato ou impregnantes poliméricos com resina epoxy.

Também conhecido como “piso zero”, tem seu acabamento dado após a “pega” e é feito de 5 a 6 horas por uma acabadora (também conhecida por bambolê ou ventilador), até que a superfície esteja totalmente lisa.

Existem ainda outros 2 principais tipos de acabamento, o vassourado e o camurçado. No acabamento vassourado é passada uma vassoura no piso após o início da pega, criando uma superfície rugosa.

Esse tipo de acabamento é bastante utilizado em ambientes de passeio ou pisos que irão receber outro tipo de tratamento final, como a granitina.

Já o acabamento camurçado consiste em utilizar a acabadora por cerca de 3 horas, após a pega. Essa ação resulta em uma superfície semelhante a uma parede rebocada.

Por exigir técnicas avançadas e ferramentas específicas, é importante que seja realizado por profissionais capacitados que já possuam conhecimento com esse tipo de revestimento e acabamento.

Outro ponto importante na contratação do profissional, é informá-lo que o tipo de concreto que deverá ser aplicado é o com traço de concreto para piso acabado ou traço para piso polido.

Essa informação é necessária, pois esse tipo de concreto vem com menor ou nenhum retardador de pega.

Quais são as vantagens do piso de concreto polido?

Quais são as vantagens do piso de concreto polido?
Quais são as vantagens?

Assim como o piso de cimento queimado, quando aplicado corretamente, o piso de concreto polido apresenta inúmeras vantagens.

Conheça abaixo alguns dos principais benefícios oferecido por esse tipo de revestimento:

  • É de fácil manutenção devido a sua superfície lisa, não acumulando sujeira e nem pó;
  • Tem uma vida útil mais longa se comparado à carpetes, pisos de madeira e cerâmicas;
  • Esse tipo de revestimento reduz, consideravelmente, a proliferação de mofos, ácaros e bactérias. Por isso, o piso de concreto é ideal para pessoas com alergias ou doenças respiratórias;
  • Seu custo é bem menor que outros tipos de pisos, como os que recebem placas de mármore ou granito, sem adição de outros materiais como o rejunte;
  • Oferece eficiência energética, já que o brilho de sua superfície lisa reflete calor e luz;
  • Pode se adaptar a diversos tipos de decoração, seja ela rústica, industrial, moderna ou contemporânea.

Outro ponto a ser considerado é que o revestimento pode ser pigmentado da cor de preferência ou usado em seu tom natural.

Como faço um piso de concreto polido?

Como faço um piso de concreto polido?
Como faço?

Como já citado, a aplicação deve ser feita por um profissional ou empresa especializada para garantir sua qualidade.

Porém, para te ajudar a não deixar passar batido nenhum ponto durante a aplicação, fizemos um passo a passo sobre como fazer um piso de concreto polido. Confira:

  1. Antes de mais nada, é necessário começar a produção do piso durante as primeiras horas da manhã. Essa é uma das precauções que pode ajudar a evitar imperfeições na produção do piso;
  2. Ao começar a aplicação do concreto, a mesma deve ser feita de forma rápida, com a utilização do nível a laser para marcar os pontos nivelados no concreto. O laser deve estar em local firme, coberto e cobrindo toda a área a ser concretada;
  3. Após a aplicação do concreto, usa-se uma régua de alumínio para ligar os pontos de nível, formando as mestras. Em seguida, utilizando uma régua vibratória sobre as mestras, faz-se os planos de concreto nível zero;
  4. Finalizando essa etapa, deve-se esperar o concreto “dar a pega”, por um período de 4 a 5 horas;
  5. Após a pega, é realizado o acabamento com a acabadora até que a superfície fique lisa. Esse é o procedimento que irá garantir o efeito “polido” ao piso;
  6. Depois de 3 ou 4 dias após a concretagem, é necessário fazer os cortes de juntas de dilatação utilizando uma serra de carrinho ou serra clipper. As juntas geralmente são feitas em uma malha de 4 x 4 m. Essa medida é indicada pois ajuda a evitar trincas e fissuras;
  7. Antes de iniciar o corte, faça a marcação das juntas com uma régua ou linha demarcadora, de acordo com a paginação do projeto, caso haja um.

Após esses passos, você terá um piso bonito e de qualidade.

Uma dica para manter a durabilidade da superfície é evitar aplicar produtos ácidos, como lava-pedras. Faça sua manutenção de forma seca ou, no máximo, úmida.

Evite aplicar produtos ácidos
Evite aplicar produtos ácidos

Gostou das nossas dicas sobre o piso de concreto polido? Acompanhe nosso Instagram e blog e fique por dentro das novidades de assuntos relacionados à construção civil, decoração, arquitetura e urbanismo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *