Foto: Luiz Costa/SMCS
Prefeitura de Curitiba na imagem. Foto: Luiz Costa/SMCS. Fonte: https://mid.curitiba.pr.gov.br/2022/00350811.jpg

Em colaboração, o serviço social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e especialistas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) realizaram uma ação para remover 5 toneladas de resíduos das residências localizadas na Vila Divino, situada no Atuba. Esta região é considerada de risco e atualmente está sendo desenvolvido um projeto habitacional pela diretoria técnica da Cohab.

Durante as manhãs de quinta-feira (2/5) e sexta-feira (3/5), um caminhão da SMMA esteve presente no local, removendo 2,5 toneladas de resíduos em cada dia. Os técnicos da Cohab trabalharam com as famílias desde o início da semana, orientando sobre a separação adequada dos materiais a serem descartados.

A ação contou com a participação de agentes de saúde e profissionais da Defesa Civil e fez parte de uma campanha de combate à dengue. Além disso, serviu como preparação para a realocação das famílias, que em breve mudarão para novas residências, atualmente em construção a poucos metros de suas casas atuais.

“A urbanização da Vila Divino é um grande projeto da gestão Rafael Greca. Com investimento do orçamento municipal estamos transformando a realidade de 108 famílias, construindo casas novas no mesmo local onde já estão habituadas a morar. Poderão manter a sensação de pertencimento, porém em casas de boa qualidade em um conjunto estruturado”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Aceitação por parte da população de Curitiba

Todos os 61 domicílios da Vila Divino participaram ativamente da remoção dos entulhos. Como parte do projeto, 47 famílias foram temporariamente realocadas e estão recebendo auxílio-moradia, totalizando 108 famílias beneficiadas.

Madai de Souza, vendedora de 66 anos, expressou sua aprovação pela iniciativa e destacou o esforço conjunto dos moradores para limpar a vila.

“Importante conscientizar a população para que mantenha os quintais limpos, a dengue está aí e é uma doença perigosa. Inclusive um filho meu pegou, mas felizmente fomos rápido até a Unidade de Saúde e ele não teve maiores complicações”, contou ela, que aguarda a finalização das obras para mudar para uma casa nova.

Obras em andamento

Com um investimento de R$ 23,9 milhões provenientes do orçamento municipal, a Cohab está atualmente realizando obras na Vila Divino. O novo conjunto habitacional será composto por três condomínios, cada um com 36 casas. As residências serão construídas em diferentes níveis, com unidades térreas e unidades no piso superior.

“Em Curitiba, entregamos as casas do programa habitacional equipadas com painéis fotovoltaicos e na Vila Divino não será diferente. Pensamos nas pessoas, que terão importante economia financeira, além de colaborarmos com o meio ambiente”, explica o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

O projeto, que faz parte do programa Cohab Solar, também abrange obras de infraestrutura, como pavimentação de vias e instalação de redes de drenagem, água e esgoto. As residências de dois quartos terão uma área privativa de 45 m².

Após a realocação de todas as famílias beneficiadas, serão iniciadas obras de recuperação ambiental nas margens do rio Atuba, visando restaurar a área degradada pela ocupação irregular.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba.