Qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos?
Qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos?

Qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos? Quanto de cada material é necessário para assentar tijolos da forma correta?

Em uma construção, seja esta residencial ou predial, pequena ou grande, é de suma importância que saibamos a medida correta de cada material que será utilizado.

Dessa forma, garantimos que nada será desperdiçado, ou então comprado em uma quantidade maior do que a necessária, causando gastos desnecessários.

No conteúdo de hoje, vamos ensinar a você sobre qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos. Assim, você pode saber o valor correto que gastará na hora da compra de cada um no material de construção escolhido. Acompanhe!

Existem duas medidas para assentamento

Qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos?
Qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos? Existem duas medidas para assentamento!

A primeira coisa que você precisa saber, antes mesmo de continuarmos com o conteúdo sobre qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos, até porque esta informação reflete de forma direta na quantidade de material usado, é que existem duas medidas para assentamento de tijolos cerâmicos em construções que são baseadas em projetos de alvenaria.

Mas quais são eles?

Assentamento com cal

Qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos com cal? No caso de assentamento de tijolos, é possível usar um material a mais além da areia e do cimento: a cal.

Assim, o traço correto muda, como veremos posteriormente. Além disso, também vamos mencionar quais são os principais benefícios de usar a cal na hora de assentar os tijolos, portanto, continue lendo conosco!

Assentamento sem cal

Qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos sem cal? Neste caso, é o assentamento mais comum, mais barato e utilizado pela grande maioria dos profissionais que fazem construção residencial: os materiais utilizados, como esperado, são somente a areia e o cimento, que, por sua vez, possuem o seu próprio traço, independentemente do tipo de construção realizada.

Qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos?

Afinal, qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos?
Afinal, qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos?

Afinal, qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos? Bem, agora que já sabemos quais são as duas diferentes formas de realizar assentamento para tijolos, está na hora de saber mais sobre o traço usado.

O primeiro e mais usado é sem a cal na fórmula, enquanto o segundo e menos usado, mas mais vantajoso por motivos que citaremos, é o traço com cal na fórmula. Veja:

O traço que é recomendado pela própria SINAPI e também por construtores no caso de assentamento de tijolo cerâmico é de:

  • 1:2:8 – 1 lata de cimento, 2 latas de cal e 8 latas de areia;
  • Ou então o traço que responde a sua dúvida principal, que fica em 1:8 – 1 lata de cimento e 8 latas de areia.

Vale ressaltar que essas são as recomendações mais realizadas por construtores e, acima de tudo, pela SINAPI, o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.

É claro que você encontrará construtores que recomendam traços diferentes, talvez com uma quantidade maior de cimento ou areia, mas este continua sendo o valor padrão recomendado.

Perceba que, independentemente da adição de cal, a fórmula do traço continua a mesma para o cimento e a areia.

Então, a única coisa que a construção sairia mais cara seria realmente pela presença da cal. Como mencionado, vamos citar quais são as vantagens de adicionar a cal no assentamento de tijolos. Continue lendo conosco para saber mais!

Cal na argamassa: quais são as vantagens?

Cal na argamassa: quais são as vantagens?
Qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos? Cal na argamassa: quais são as vantagens?

Como vimos anteriormente, existe a possibilidade de colocar a cal no traço para assentamento de tijolos, ou seja, na argamassa que será utilizada.

Sendo assim, o valor do traço acaba sendo um pouco mais alto, visto que é necessário comprar um material a mais, que será utilizado na medida de 2 latas junto a 1 lata de cimento e 8 latas de areia.

E quais são as vantagens de utilizar a cal?

Preenche vazios

Uma das principais vantagens da cal é a sua fácil trabalhabilidade. Em relação a areia e ao cimento, o material é menos viscoso, o que lhe confere a possibilidade de preencher possíveis vazios que ficam na hora de assentar os tijolos.

Dessa forma, a parede ou qualquer outro local em que o assentamento está sendo realizado, fica mais segura.

Agiliza a cura da parede

Outro processo muito útil em que a cal ajuda, é na rapidez em que a cura da parede acontece.

Como o material preenche vazios, naturalmente, a parede retém menor quantidade de umidade, o que agiliza o processo de cura da parede, que pode cair pela metade em relação ao período sem cal.

A cura da parede é o processo em que o reboco seca por completo, demorando em média entre 28 e 30 dias. Assim, somente após esse período é indicado aplicar fundos preparadores ou tintas.

Caso aplicado antes desse período, há riscos de problemas na secagem, que podem causar inclusive a queda do reboco. Com a cal, esse período pode cair para entre 15 e 20 dias.

Retentora de umidade

Como mencionado mais acima, a cal na fórmula auxilia no processo de secagem do reboco, a cura da parede.

Isso acontece devido a sua habilidade como retentora da parede, já que na presença do ar, a cal endurece e age como uma “esponja” retendo toda a água da mistura que está presente no local.

Evita fissuras

Qual a medida de cimento e areia para assentar tijolos?
Evita fissuras

Por fim, quando a cal é adicionada na mistura de assentamento para tijolos, evita que o reboco e a própria parede criem fissuras em toda a estrutura.

Sabe aquelas fissuras que surgem entre cômodos criados em momentos distintos ou simplesmente causados pelo tempo? O aparecimento é menor quando a cal é usada no traço para assentamento de tijolos. Até a próxima!