Qual é o melhor cimento para construção? Qual tipo de material é o mais resistente e mais indicado para obras residenciais?
Dentre todos os materiais utilizados, um dos mais importantes – senão o mais importante – é o cimento.
Trata-se de um material versátil, usado desde a sustentação da casa/prédio na parte de fundação, até a parte de acabamento final, seja externo ou interno. Portanto, saber qual é o melhor vai lhe ajudar na construção.
No conteúdo de hoje, nós do blog A Construtora Curitiba queremos ajudar você a escolher um material de alta qualidade, por isso, preparamos uma matéria exclusiva para falar sobre qual é o melhor cimento para construção. Acompanhe!
Qual obra será realizada?
Antes de partirmos diretamente para a resposta da sua dúvida sobre qual é o melhor cimento para construção, é necessário que saibamos qual o tipo de obra será realizada.
Não estamos falando propriamente sobre se a obra é residencial ou predial, mas sim do tipo de local onde o cimento será aplicado, ou seja, qual será a sua função naquela construção.
Com isso, queremos dizer que existem diferentes cimentos, cada um com uma composição única e indicado para cada local de uma construção.
Por exemplo, existem cimentos um pouco mais porosos, que possuem maior durabilidade e indicados para áreas externas, que estão sujeitos a agentes ambientais.
Dessa forma, você garante maior segurança para a construção em si. Há também locais da obra que precisam de uma secagem mais rápida, como lugares onde serão instalados revestimentos, por exemplo.
Neste caso, é necessário um cimento do tipo fíler, que garante qualidade maior, mesmo com a secagem acontecendo de forma acelerada.
Portanto, o primeiro passo para saber qual é o melhor cimento para construção, é definir os locais de aplicação.
Mais abaixo no texto, vamos mostrar qual é o melhor tipo em geral, mas ressaltando que mesmo ele possui suas “ramificações” de modelos, sendo cada um deles usado para funcionalidades diferenciadas.
Afinal, qual é o melhor cimento para construção?
Afinal, qual é o melhor cimento para construção? Agora que já sabe que depende principalmente do local onde será aplicado, podemos finalmente responder a sua dúvida principal. Em geral, o melhor cimento e mais usado atualmente é do tipo Portland
Trata-se de um cimento tradicional, usado tanto em obras residenciais como prediais, entre vários outros tipos de construção.
Portanto, sempre que precisar de um cimento para construção, o mais indicado é procurar pelo Cimento Mauá Portland, a depender do tipo que você precisar, é claro (falaremos sobre isso um pouco mais a frente).
Ao falar sobre composição de forma específica, o cimento Portland é um pó fino, produzido usando argila e calcário, que são queimados dentro de um forno.
Em seguida, é realizada a moagem, com adição de um material conhecido como gipsita, em pequena quantidade, além de outros tipos de sulfato de cálcio.
A depender do modelo de cimento Portland que você comprar, a composição ainda pode receber a adição de outros componentes específicos, visando um resultado esperado de acordo com a funcionalidade do mesmo.
Durante o processo de produção do cimento Portland, o cimento endurece quando se adiciona água, virando então uma espécie de pasta homogênea, que possui propriedades capazes de ligar componentes quando sua secagem ocorre.
Por fim, é correto afirmar que o tipo de cimento Portland é considerado um aglomerante hidráulico, já que todos os seus modelos são resistentes à água.
Quais são os tipos de cimento Portland?
Já sabemos qual é o melhor cimento para construção, ou seja, o cimento Portland. Mas, quais são os seus tipos? Em suma, existem 8 variantes de cimento Portland, com algumas ainda possuindo subvariantes.
Abaixo, deixamos uma pequena lista explicando um pouco sobre cada um deles. Confira:
1. Cimento Portland Comum (CP I)
CP I – Cimento Portland Comum
Trata-se do tipo mais comum e usado em todo o mundo, em qualquer tipo de construção. Possui propriedades ligantes e aglutinantes, que conferem maior qualidade e segurança para a obra que está sendo realizada.
CP I-S – Cimento Portland Comum com Adição
Sua composição é praticamente igual à do anterior. O único diferencial é que o Portland comum com adição possui pozalana, componente que confere maior impermeabilização para o local que o cimento for aplicado.
2. Cimento Portland Composto (CP II)
CP II-E – Cimento Portland Composto com Escória
Neste caso, estamos falando de um Portland que possui adição de escória granulada de alto-forno. Essa adição proporciona componentes de baixo calor de hidratação. Dessa forma, essa variação é indicada em locais da construção que precisam de um desprendimento de calor moderadamente lento.
CP II-Z – Cimento Portland Composto com Pozolana
Como mencionado anteriormente, a pozalana é ideal para locais que precisam de impermeabilização. Neste caso, é usado em obras subterrâneas ou marítimas.
CP II-F – Cimento Portland Composto com Fíler
Possui coloração mais clara, tendo como características principal sua secagem rápida, muito usado em mistura de concreto e locais que receberão revestimentos.
3. Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
Muito usado em obras de grande porte, como barragens, prédios e esgotos, possui maior durabilidade e ainda maior resistência à água, devido à adição de pozalana.
4. Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
Qual é o melhor cimento para construção? Este modelo possui baixo calor de hidratação, dessa forma, é muito indicado para locais da obra que precisam de concreto que precise suportar temperaturas muito elevadas.
5. Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
Possui alta resistência inicial, devido a produção de clínquer possui uma dosagem diferenciada de calcário e argila. Muito usado na produção industrial, na construção de itens que precisa de desforma rápida, argamassa armada, entre outros materiais.
6. Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
Possui maior resistência a agentes externos sulfatados, que naturalmente danificariam outros tipos de cimento mais fracos. É indicado, por exemplo, na construção de esgotos.
7. Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
Muito indicado para locais com temperaturas elevadas, o cimento Portland de baixo calor de hidratação retarda o desprendimento de calor em locais com muita massa de concreto, evitando assim que surjam fissuras causadas pela alta temperatura.
8. Cimento Portland Branco (CPB)
Por fim, temos o cimento Portland Branco. Possui finalidade puramente arquitetônica, sendo muito usado em projetos fechados com arquitetos para repaginação de obras. Até a próxima!