Sistema construtivo convencional
Sistema construtivo convencional

O sistema construtivo convencional, como o próprio nome indica, é tradicional, sendo um dos mais usados no Brasil. Mas, o que é exatamente esse tipo de sistema?

Seja em um sistema construtivo estrutural ou convencional, sendo este último o foco de nosso conteúdo, a presença do responsável técnico é indispensável.

O profissional será necessário para definir o que deve ser feito para que a construção seja segura, usando pilares e vigas para sustentar a parede superior da obra e transferir o peso para a fundação.

Somente neste último parágrafo já lhe demos uma prévia sobre o que é o sistema construtivo convencional, mas ainda falaremos bem mais sobre ele. Acompanhe!

O que é o sistema construtivo convencional?

O que é o sistema construtivo convencional?

Afinal, o que é o sistema construtivo convencional?

Trata-se de um método de construção que prioriza a segurança da parte superior da obra sobre vigas e pilares, sem a necessidade de paredes atuando como suporte de peso que será transferido, enfim, para a fundação que está logo abaixo da construção.

É um dos métodos de construção mais usados em construções de casas brasileiras, apesar de também ser visto muito a alvenaria estrutural na casa de famílias em geral (onde as paredes atuam como sustentação para o peso da obra, no caso uma construção residencial).

Dessa forma, é possível ter maior liberdade para realizar alterações na estrutura interna do projeto, podendo fazer maiores mudanças no layout original criado pelo engenheiro civil/arquiteto da obra.

Não é necessário ficar se prendendo às paredes e divisórias, visto que já não são mais necessárias do ponto de vista da saúde da construção.

Em resumo, portanto, no sistema construtivo convencional, o peso exercido pela obra é transferido pelas vigas, que o transmitem até a fundação que está logo abaixo da construção.

Assim, a fundação fica responsável por distribuir esse peso por todo o terreno em que a construção está localizada.

Quais as vantagens desse sistema?

Quais as vantagens do sistema construtivo convencional?
Quais as vantagens desse sistema?

Mas, e quais são as vantagens? Muitas, é claro. Porém, o sistema também possui suas desvantagens. De qualquer forma, agora vamos analisar somente os seus benefícios.

Confira:

Ideal para espaços abertos

Com as vigas e pilares, não se faz a necessidade de paredes com função estrutural. Neste caso, elas entram somente como fator divisório e estético, sem nenhuma outra função aparente.

Dessa forma, com a alvenaria convencional, é possível criar grandes espaços abertos sem a necessidade de divisórias.

Imagine uma sala com cozinha conjugada longa, sem nenhum tipo de parede: é o que deseja para seu projeto residencial? Então saiba que é possível. Um bom exemplo de sistema convencional são os shoppings, locais incrivelmente amplos, sustentados por vigas.

Maior segurança com menos espaço ocupado

Uma parede extensa de alvenaria estrutural não se compara a segurança que apenas uma ou duas vigas/pilares pode proporcionar. Isso acontece pelo material usado em cada tipo de alvenaria.

Enquanto nas paredes usamos somente o básico, como tijolos, cimento, impermeabilizante, etc., na alvenaria convencional usamos madeira, concreto e aço.

A combinação desses 3 elementos cria uma estrutura extremamente segura e que suporta pesos muito superiores ao da própria obra, ocupando menos espaços do que uma parede no meio da casa.

Indicado para empreendimentos

Por fim, uma das principais vantagens do sistema construtivo convencional é a sua versatilidade. Além de poder ser usado em construções residenciais, é amplamente indicado para construções baseadas em empreendimentos.

Tem um terreno vazio e quer criar um centro comercial com salas para alugar? Deixe o espaço aberto, use vigas e pilares para sustentação, sem paredes. O mesmo vale para empreendimentos maiores, como shoppings, térreos de prédios comerciais, etc.

Quais as desvantagens do sistema construtivo convencional?

O que é o sistema construtivo convencional?
O que é o sistema construtivo convencional?

Mas, e quais são as desvantagens do sistema construtivo convencional? Como mencionado anteriormente, o sistema também possui as suas desvantagens.

Isso não significa que deve ser descartado como opção, mas todos os detalhes devem ser considerados.

Leia e entenda:

Custos mais altos

Uma alvenaria convencional possui custos mais altos do que a simples alvenaria estrutural. Enquanto nesta última você precisa de materiais mais baratos e que toda obra utiliza (cimento, areia, água, tijolo, etc.), a alvenaria convencional precisa de itens fáceis de encontrar, porém que possuem preços maiores.

Com a alta da inflação em todo o mundo, não somente no Brasil, praticamente todos os setores foram afetados, incluindo a construção civil.

O resultado? O preço do concreto, mas principalmente do aço, subiram consideravelmente, sendo os dois principais materiais usados na construção de vigas e pilares, junto da madeira.

Menor padronização

Como estamos falando de um tipo de estrutura usado amplamente em empreendimentos, não há padronização, pois um pilar pode ser maior do que outro, assim como ocorre com as vigas.

O resultado? Desperdício de material que não é barato, o que além de jogar dinheiro fora, também causa maior acúmulo de resíduos (sujeira) no local da obra.

Tempo maior para construção

Tempo maior para construção
Tempo maior para construção

A construção estrutural é infinitamente mais rápida de ser realizada do que a construção com alvenaria convencional.

Além do fator padronização acima citado (basta subir a parede e finalizá-la), são necessários maiores cuidados para a construção das vigas e pilares, garantindo maior segurança para a obra.

Além disso, é necessário que a construção seja realizada por uma mão de obra especializada.

Não são todos que sabem fazer pilares e vigas com qualidade, já que a grande maioria dos pedreiros são mais acostumados com a alvenaria estrutural.

Este foi o nosso guia sobre o sistema construtivo convencional. Até a próxima!