O tempo de cura do chapisco deve ser respeitado para que possa ser aplicado o reboco por toda a área com maior segurança.
Muitas são as dúvidas que surgem quando o assunto é o tempo necessário para que cada fase da obra esteja pronta.
O chapisco pode ser usado em diversos locais da obra, até mesmo na fundação no caso das vigas baldrame.
Portanto, é de suma importância que todo seu processo seja completo, desde a aplicação até o mesmo da secagem, conhecido na construção civil como cura. Falaremos sobre isso hoje.
Acompanhe e saiba qual é o tempo de cura do chapisco!
O que é o chapisco?
Mas afinal, o que é o chapisco? Como mencionado, trata-se de um material extremamente versátil, que pode ser usado até mesmo na fundação da residência.
Na prática, o chapisco é mais utilizado nas paredes da construção, antecipando o reboco. Portanto, é comum usar o chapisco em todas as paredes da construção.
Possui como característica principal o seu aspecto pontiagudo, já que o profissional apenas o “joga” na parede, sem deixá-lo de maneira uniforme como é feito com o reboco.
Em alguns casos, o contratante da obra até pede para que determinada área fique somente com o chapisco, buscando um estilo diferente na decoração externa ou interna da obra.
Não somente nas paredes, mas o chapisco também pode ser usado como revestimento para o teto, no caso de lajes ou construções residenciais em que o forro não foi escolhido como primeira opção.
É de suma importância que seja contratado um profissional de qualidade nesses casos, pois os tetos do tipo laje precisam de maior atenção.
Qual é a função do chapisco?
O chapisco possui função puramente estrutural, mas como já mencionamos também pode assumir aspecto de design.
Em pelo menos 80% da obra (tiramos 20% como parte estética, sendo que às vezes nem é usado para esse fim) serve como base para o recebimento do cimento que vem logo após, deixando as paredes uniformes.
Sua principal função é prover aderência para a argamassa que será usada como reboco logo após sua aplicação.
Assim, é comum que paredes sem chapisco acabem trazendo problemas em um futuro próximo, com o surgimento de fissuras e infiltrações no reboco que pode comprometer uma área extensa de paredes.
Por isso o tempo de cura do chapisco deve ser respeitado.
Quando uma parede é rebocada sem o chapisco ter curado de forma correta, pode apresentar os mesmos problemas que uma parede sem chapisco, mas com velocidade acelerada no aparecimento de problemas, com todo o trabalho podendo ceder antes mesmo da obra ter sido finalizada.
Outras funções do chapisco
Mas, nem só como base de reboco o chapisco pode ser utilizado. Pode ser usado também como camada adicional de impermeabilização de fundação.
Estamos falando mais especificamente de uma fundação usada em construções residenciais, da viga baldrame, sendo ideal para casas com apenas um pavimento ou sobrados.
Neste caso, o chapisco entra depois que toda a estrutura está montada, inclusive os blocos de concreto.
Assim, serve como base para recebimento de outros impermeabilizantes, como a tinta asfáltica. Neste caso, toda a área da fundação é chapiscada, promovendo uma barreira física que impeça a passagem de umidade.
Dessa forma, o chapisco se torna um impermeabilizante por natureza. Auxilia e muito no processo de proteção da área de construção, já que a passagem de umidade pode causar problemas em longo prazo em toda a estrutura.
Fungos, fissuras e infiltrações podem surgir de baixo para cima nas paredes, causando desmoronamentos, deslocamentos e outros problemas na residência, principalmente no caso de sobrados com dois ou mais pisos, visto que o peso exercido é ainda maior do que uma casa comum.
Neste exemplo, o chamamos de chapisco hidrofugado.
Lembre-se de respeitar o tempo de cura do chapisco também na construção de fundações, garantindo ainda mais segurança para a obra.
Composição do chapisco
E qual é a composição do chapisco? Muitas pessoas que não possuem conhecimento técnico na área podem pensar que o chapisco é feito do mesmo material que o reboco.
Visualmente parece mesmo, pois o chapisco possui um aspecto visual semelhante ao da argamassa comum, que é usada para concluir o reboco.
Porém, na prática, isso é diferente. Se pararmos para notar, a coloração do chapisco é um pouco mais clara do que o comum, e por que? Pela presença de cal.
A argamassa comum também possui cal em alguns casos, mas em grande maioria não.
A composição do chapisco é marcada por cal, seixos ou conchas, além de areia em alguns casos em que se busca maior eficiência.
No final, cria-se então uma superfície de gesso muito forte que protege os tijolos das paredes inclusive de umidade externa.
Qual é o tempo de cura do chapisco?
Afinal, qual é o tempo de cura do chapisco? Chegamos então ao tópico final de nosso conteúdo, onde explicamos a você de forma clara qual é o tempo necessário para a cura do chapisco.
A cura corresponde a secagem completa do material, estando assim pronto para receber o reboco posterior.
O período recomendado como tempo de cura do chapisco é de 72 horas, ou seja, 3 dias para que se inicie a aplicação da argamassa na parede. Até a próxima!