Os tipos de escadas internas são variadas. Por mais que elas possuam uma função primariamente estrutural, escolher dentre os tipos de escada aquela que vai combinar melhor com a sua decoração e seu estilo é uma grande decisão de uma construção eficiente.
Neste texto vamos tirar todas as suas dúvidas, mostrando alguns dos tipos de escadas internas, onde eles combinam mais, custos etc. Vamos com a gente?
As escadas como parte da decoração
As escadas, como dissemos anteriormente, possuem funções primariamente estruturais, isto é, servem para vencer desníveis.
Podemos dizer que qualquer estrutura da construção possui uma função primária, como os pisos, que servem para facilitar a locomoção, os tetos, para se defender da chuva e dos efeitos climáticos, as paredes para a sustentação, etc.
Mas isso não impede que a arquitetura e a construção civil criem juntas soluções que são ao mesmo tempo práticas e belas, com os mais variados materiais, como o granilite, o mármore, o concreto e os tijolos.
Com os tipos de escadas internas não é diferente. Por mais que elas tenham uma função bem definida, ainda assim é possível inovar e transformá-las em parte da decoração do ambiente.
Se você prefere um estilo industrial, as escada que se utilizam da alvenaria como elemento de apoio são as mais recomendadas, assim como estilos rústicos, que muitas vezes se beneficiam do concreto, grande tendência do design de interiores.
A função das escadas, então, é a mesma de todos os elementos que compõem a arquitetura de uma casa ou prédio: ter sua função primária contemplada – a de vencer desníveis – ao mesmo tempo em que se transforma em um elemento ativo na decoração no estilo de design de interiores.
Quais são os tipos de escadas internas e como escolher?
São muitos os tipos de escadas internas, e essas podem atender as necessidades de vários ambientes – locais pequenos, desníveis muito altos etc – e também as particularidades estéticas e arquitetônicas.
Conheça nesse tópico alguns tipos de escada e seus usos mais conhecidos entre os arquitetos e construtores, e o que elas podem trazer em questões decorativas e de estilo para o seu lar:
Escadas em L
São aquelas que têm uma forma parecida com a letra L na sua construção, ou seja, possuem uma mudança de sentido de noventa graus para atingir o próximo andar.
Estão entre os tipos de escadas internas que exalam estilo e luxo, e são muito bem aproveitadas em ambientes onde há bastante espaço, tanto para instalar a escada quanto para criar a plataforma que irá estabelecer essa mudança de rumo. Dessa forma, o pé direito também deve ser alto.
A alvenaria e concreto são ótimos para criar esses tipos de escada, pois fornecem uma forma segura de criar o patamar que proporcionará sua característica marcante.
Escadas em U
As escadas em U também mudam de direção no meio da sua estrutura, mas ao invés de realizar uma curva acentuada em um sentido horizontal em relação ao seu ponto de partida, elas interrompem seu caminho e voltam para o mesmo sentido de onde começaram.
Ela está entre os tipos de escadas internas que são ótimos para vencer desníveis da mesma direção, ou seja, na mesma parede, sendo uma alternativa cheia de estilo para conectar dois andares adjacentes.
Escada caracol
Ideal para espaços pequenos, a escada caracol é um dos tipos de escada mais antigos, sendo usados em torres de castelos e catedrais desde a idade média, através da construção de degraus em alvenaria ou concreto.
Essas escadas possuem degraus que se deslocam segundo uma coluna central, dispostos de forma circular. Em locais pequenos, a escada caracol é um dos tipos melhor aproveitados, pois não precisa de muito espaço para a instalação.
Escadas retas
As escadas retas são um dos tipos mais comuns de escadas, ligando um ponto a outro em linha reta.
Geralmente, esses tipos de escadas internas são escolhidas quando há pouco espaço disponível ou quando se deseja uma solução simples e funcional. Uma das vantagens das escadas retas é sua simplicidade de construção e instalação.
Além disso, elas ocupam menos espaço do que outros tipos de escadas, tornando-as ideais para ambientes compactos.
Quais são os melhores materiais para construir escadas?
As escadas podem ser construídas com diversos materiais: a madeira, o concreto, estrutura metálica, os tijolos etc.
Mesmo que um possua melhor aspecto estético e acabamento do que outros, é importante que você também leve em consideração a segurança e a durabilidade desses materiais.
Escadas de madeira
As escadas de madeira, por exemplo, são amplamente apreciadas por sua beleza e versatilidade. No entanto, embora sejam uma escolha popular, as escadas de madeira podem ser menos duráveis do que outras opções, por mais que seja mais baratas.
A madeira é suscetível à deterioração ao longo do tempo, especialmente quando exposta às intempéries e à umidade.
Além disso, esses tipos de escadas internas podem ser mais propensas a deformações e desgaste devido ao uso constante.
Escadas de concreto
Por outro lado, as escadas de concreto e alvenaria são amplamente reconhecidas por sua segurança e durabilidade.
Um exemplo marcante disso são as escadas encontradas em antigas construções, como ruínas de milhares de anos, que ainda possuem escadas de concreto e alvenaria que se mantêm intactas.
As escadas de concreto são particularmente resistentes e duráveis, capazes de suportar grandes cargas e resistir ao desgaste causado pelo tempo e pelo uso.
Além disso, o concreto é um material altamente versátil, permitindo a criação de uma variedade de designs e estilos de escadas.
Escadas de alvenaria
As escadas de alvenaria, por sua vez, também oferecem excelente durabilidade e resistência. Construídas com tijolos ou blocos de concreto, essas escadas são capazes de suportar grandes cargas e resistir aos efeitos do tempo e do uso constante.
Além disso, as escadas de alvenaria podem ser personalizadas para atender às necessidades específicas de cada projeto, oferecendo uma ampla gama de opções de design e estilo.
Gostou de conhecer os tipos de escada mais comuns? Quer saber mais sobre as tendências da arquitetura e do design de interiores para ter uma ajudinha a mais na sua construção ou reforma? Confira nossos outros posts aqui do blog!