Os tipos de telhados para garagem são variados, mas quais são os telhados mais indicados? De que forma podemos revestir a parte superior de uma garagem que fica na parte externa de uma casa? E quando ela é interna, o telhado deve ser o mesmo do que o que é usado na casa inteira?
A cobertura de uma casa é uma das partes mais importantes de toda a construção residencial.
Dizemos isso porque, quando um telhado é mal feito ou escolhido da forma incorreta para determinada obra, há grandes chances de que problemas ocorram em longo prazo, principalmente se for mal instalado.
Hoje, veremos quais são os tipos de telhados para garagem, e como escolher o melhor. Acompanhe!
Conheça 7 tipos de telhados para garagem
Como mencionado, vamos trazer um conteúdo repleto de tipos e modelos de telhados que você pode usar como cobertura na garagem.
Abaixo, em forma de lista, você pode encontrar o nome dos principais tipos de coberturas e suas respectivas características. Leia conosco:
1. Telhado de lona para garagem
Não propriamente um telhado, mas uma cobertura muito usada em centros comerciais e estacionamentos de shoppings, a lona é uma boa opção para quem busca uma cobertura externa para colocar o carro sem gastar muito com isso.
É ideal, também, para quem mora de aluguel e não quer gastar com garagem fechada.
Entre os principais benefícios, está a facilidade de alguns modelos serem desmontáveis, como verdadeiros guarda-sóis.
Assim, mesmo que você se mude de apartamento ou casa alugada, é possível levar a sua “garagem móvel” junto. Outro detalhe é que o design curvo dessas coberturas evita o acúmulo de água da chuva.
2. Telhado de madeira para garagem
Quais são os tipos de telhados para garagem? Novamente, falamos mais de uma cobertura do que um telhado propriamente dito.
Essa é uma opção viável para quem não tem garagem interna em casa, e visando não realizar um “quebra quebra” muito grande, tentando adicionar mais um cômodo à residência, opta pela garagem externa.
Lembre-se de que o ideal é usar madeira tratada, pois assim a cobertura irá durar por mais tempo.
Outro detalhe em seu benefício é que, na grande maioria das vezes, esse tipo de telhado confere uma beleza única à decoração externa da casa.
3. Tipos de telhados para garagem: telhado de vidro
Quer um local externo em relação a estrutura original da casa como garagem, mas quer garantir ainda mais beleza para o ambiente?
Neste caso, o telhado de vidro é uma das melhores opções, pois confere uma sofisticação única ao pátio da casa. Porém, lembre-se de que o vidro utilizado deve ser do tipo temperado.
Trata-se de um tipo de vidro que passou por um tratamento térmico, sendo responsável por alterar as suas características básicas, tornando-o mais resistente a acidentes e avarias.
Caso não comprar vidro do tipo temperado, a primeira chuva de granizo na sua cidade (se ocorrer em sua região) será responsável por trucidar o vidro utilizado.
4. Telha de cerâmica para garagem
Chegamos então ao primeiro modelo de telha que realmente é uma telha.
Por mais redundante que seja essa frase, queremos dizer que é um tipo de cobertura usada em casas comuns, assim como a telha sanduíche com forro, então pode ser utilizada na garagem continuada em relação a construção da sua casa, um “puxadinho”.
Seu principal benefício é a não necessidade de manutenção constante e resistência a agentes externos, como chuva, vento, fogo e até mesmo o tempo.
Sua durabilidade é extremamente superior a qualquer outro tipo de cobertura já citada até agora, e claro, confere uma beleza incrível à estética externa da residência.
5. Cobertura de ferro para garagem
Quais são os tipos de telhados para garagem? Caso a sua busca seja por segurança, então o telhado de ferro é uma das melhores opções para sua garagem.
O ferro é resistente ao tempo, e caso seja comprado em sua forma correta, é anticorrosivo, sendo resistente aos principais agentes externos que poderiam lhe danificar.
Porém, é de suma importância que sua instalação seja feita por um profissional de qualidade, pois caso seja mal feita, a chance de toda a estrutura voar na primeira tempestade é bem grande.
6. Tipos de telhados para garagem: Telhado retrátil
Novamente, esse é um dos tipos de telha para garagem que mais parece uma cobertura. Neste caso, é ideal para quem tem muita área construída sobre o terreno, trazendo problemas internos para a casa em relação a iluminação natural.
Se este for o caso, então o telhado retrátil é uma opção válida, já que garante a entrada de iluminação na área quando não há chuva. Pode ser encontrado de forma manual ou automática, você decide.
O telhado retrátil, em sua grande maioria, é feito de policarbonato, um material que, apesar de aparentar ser delicado demais para ser usado em um telhado, é na verdade extremamente resistente.
Vale ressaltar que o policarbonato é uma opção bem barata, ideal para quem quer gastar pouco e tema do próximo tópico.
7. Telhado para garagem de policarbonato
Chegamos então à nossa última dica do conteúdo sobre os tipos de telhados para garagem.
O policarbonato, como mencionado, é muito resistente ao tempo e avarias, mas precisa ser instalado por profissionais de qualidade. Além disso, precisa ser vedado, para evitar a proliferação de fungos com o tempo. Até a próxima!