Viga invertida é um tipo de elemento construtivo amplamente usado no meio da construção civil. É usado para momentos específicos, e dependendo da situação, é imprescindível para a finalização da obra como um todo.
Na matéria de hoje, abordaremos em detalhes sobre a definição, funcionamento e importância de um elemento construtivo que foge dos padrões tradicionais: a viga invertida. Acompanhe!
O que é uma viga invertida?
Mas afinal, o que é viga invertida?
Antes mesmo de trazermos maiores detalhes sobre este material construtivo, como por exemplo, a importância do mesmo para determinadas obras, locais em que é utilizado e outras informações, já vamos direto ao ponto para a dúvida principal: o que é uma viga invertida?
Como o próprio nome indica, trata-se de uma viga produzida de forma inversa, ao contrário das vigas tradicionais.
Para sermos mais claros, enquanto em uma viga tradicional a tração acontece em cima da laje e a compressão na face de baixo da mesma, na viga invertida o alinhamento ocorre, portanto, com a compressão na face de cima e a tração na face de baixo.
A construção dessas vigas é baseada em concreto protendido, possuindo ainda uma seção transversal constante, como o que acontece na viga T e também na viga I.
Uma das grandes características dessas vigas invertidas são os fios protendidos, fabricados para terem potência de alta resistência à tração, ou seja, ideal para obras com um nível de tração acima do comum (alto demais).
Apesar de inicialmente ser um item exclusivo dessas obras com alta tração, hoje essa viga também está sendo amplamente usada de forma popular, principalmente quando se busca construir lajes treliçadas.
Visualmente, o que chama mais atenção é que a profundidade que é vista na viga em formato T, ao invés de sobrar na face inferior, fica sobressalente na face superior da laje.
O que é uma viga I?
E o que exatamente é uma viga I? Esta última é uma variante da viga W, porém com diferenças no aspecto estrutural físico.
Essa variação física possibilita um encaixe ainda melhor entre as peças necessárias na estrutura, e pode ser casada em um projeto estrutural juntamente com a viga W.
A característica semelhante da viga invertida e a viga I, portanto, é a base de construção ser de concreto protendido, possuindo ainda uma seção transversal constante, como o que acontece também na viga T.
O que é uma viga T?
E o que exatamente é uma viga T? É outra viga, muito semelhante no aspecto visual a viga I. Ao invés da alta capacidade de tração da viga invertida, a viga T possui alta resistência à compressão, sendo ideal para construções que possuam esse fator demasiadamente alto.
Novamente, outra semelhança com a viga invertida é a base de construção ser de concreto protendido, possuindo ainda uma seção transversal constante, como o que acontece também na viga I.
O que é uma viga W?
Para finalizar as definições de vigas mencionadas no conteúdo, além da principal que é a viga invertida, vamos explicar o que é a viga W.
Trata-se de uma viga de ferro como qualquer outra, porém, com propriedades mais resistentes, o que garante maior segurança em obras que possuam uma maior necessidade de proteção contra peso. Por essas e outras, a viga W é muito usada em obras prediais e públicas de grande porte.
Quando usar a viga invertida?
Mas, e quando a viga invertida pode ser útil? Bem, isso depende bastante. Depende muito do tipo de obra que está sendo realizada, podendo atuar de diferentes formas na construção.
Como mencionado com antecedência, a viga invertida é essencial em obras com alto teor de tração, pela resistência que a mesma possui a esse fenômeno construtivo.
Para facilitar a decisão de seu uso, vale a pena levar em conta uma série de fatores que a viga invertida pode proporcionar. Leia:
- Permite maior vão na laje;
- Permite maior altura do pé direito;
- Ajuda a dispersar as cargas impostas na laje;
- Permite a construção de alvenaria sobre a laje;
- Pode ser utilizado como platibanda e fechamento de sacadas, reduzindo custos;
- Possibilita o rebaixamento de pisos (para piscinas ou banheiras, por exemplo);
- Melhora a estética arquitetônica, fornecendo superfície inferior do teto limpa e nivelada;
- Possibilita maior aproveitamento da luz natural quando utilizado na elevação da altura de janelas.
A decisão final é do responsável técnico
Vale ressaltar que, a decisão final de utilizar ou não utilizar a viga invertida em uma construção é do responsável técnico, ou seja, do engenheiro civil. É este profissional que, com base em seus conhecimentos técnicos, poderá determinar se o uso da viga invertida é proveitoso para a obra.
É claro, ele levará em conta as necessidades da obra e também os fatores determinantes que a viga invertida pode proporcionar.
E você, já sabia o que é a viga invertida? E a viga I, T ou W? Até a próxima!