A viga W é uma das melhores usadas nas construções quando o assunto é segurança, durabilidade e confiabilidade no projeto estrutural feito pelo responsável técnico.
O tipo de material que será usado, em que quantidade será usado e outros detalhes são essenciais para garantir a confiança de que aquela obra ficará segura em seu final.
Na matéria de hoje, vamos analisar um dos itens mais importantes de toda a parte estrutural da obra, a viga, em sua versão conhecida como W. Acompanhe e confira mais sobre viga W!
O que é a viga W?
Afinal, o que é a viga W?
Antes mesmo de partirmos para outros detalhes desse material, como por exemplo, o local onde é usada, suas diferenças em relação à viga I (uma variável muito semelhante), as vantagens e desvantagens dessa viga, vamos direto trazer a definição completa dessa viga.
Em suma, usando termos técnicos, trata-se de uma viga de ferro como qualquer outra, porém, com propriedades mais resistentes, o que garante maior segurança em obras que possuam uma maior necessidade de proteção contra peso.
Por essas e outras, é muito usada em obras prediais, mas também em outros locais, como veremos mais à frente.
Outra característica interessante que merece ser mencionada, é que, mesmo apresentando maior resistência ao peso, essa viga é bem mais leve do que outras vigas comuns, que costumam pesar mais na estrutura final.
É mais um bônus, visto que o projeto pode ser feito sem cálculos adicionais levando em conta a própria estrutura de proteção.
As abas paralelas, que conferem o nome “W” para a viga, finalizam o processo de benefício em detrimento de desvantagens quando comparada a outras vigas, visto que sua formação física facilita todo o processo construtivo: é mais fácil de fazer ligações, acabamentos estruturais e também encaixes.
Onde a viga W é usada?
Mas afinal, onde a viga W é usada? Bem, já demos a entender no tópico acima que essa viga é amplamente recomendada e usada em obras de grande porte, ou seja, que apresentam um nível de peso acima do comum em relação a obras pequenas. Dessa forma, é muito comum encontrá-las em grandes obras prediais e públicas.
Mas, essa não é uma regra, visto que é um material versátil, durável, confiável, que traz segurança e leveza, possuindo até mesmo um preço de mercado bem atraente.
O que isso significa? Que a viga W pode ser usada também em construções residenciais comuns, sem nenhum tipo de contraindicação.
Pelo contrário, utilizar a viga W na estrutura de uma casa comum traz ainda mais segurança para o espaço, visto que a viga suporta melhor o peso da construção.
Tudo depende de como o engenheiro civil contratado para fazer o projeto residencial de sua casa resolve trabalhar.
Além desses dois exemplos que citamos, ou seja, obras prediais e residenciais, a viga W também pode ser usada nos seguintes locais:
- Galpões;
- Quadras de esportes;
- Postos de combustível;
- Pontes;
- Ferrovias;
- Outros.
Importância de contratar um bom profissional
Apenas para complementar o que havíamos falado acima, é de suma importância que você contrate um bom profissional para fazer o projeto residencial de sua casa.
Este não é um momento para economizar, pelo contrário, é hora de investir na sua segurança e das pessoas que irão morar na residência.
Portanto, contrate um profissional que tenha procedência, conhecido em sua cidade ou então indicado por alguém que já precisou de seus trabalhos.
Mencione o desejo de usar essa viga em sua obra, para conferir maior segurança para a casa. Agora que já tem um pouco de conhecimento técnico, pode discutir com maior precisão sobre o assunto.
Qual a diferença entre a viga W e a viga I?
E qual a diferença entre a viga W e a viga I? Esta última é uma variante da viga W, porém com diferenças no aspecto estrutural físico.
Essa variação física possibilita um encaixe ainda melhor entre as peças necessárias na estrutura, e pode ser casada em um projeto estrutural juntamente com a viga W.
Vantagens da viga W
- Alta resistência a peso e abrasão;
- Mais leve que outras vigas;
- Durabilidade excessiva;
- Traz maior segurança do que o necessário para a obra;
- Capacidade de encaixe melhor do que outras vigas;
- Entre outras.
Quais as desvantagens dessa viga?
E as desvantagens da viga W, quais são? Como mencionamos, o preço da viga é atrativo, porém, é mais cara do que outras vigas. Isso ocorre porque a viga W está no mercado nacional há pouco tempo, e por mais que já seja amplamente utilizada, possui um valor de mercado um pouco salgado em relação à concorrência.
Esta é a única “desvantagem” da viga W. Sim, entre aspas, porque acaba sendo um ótimo investimento em sua segurança.
Buscamos contar a você tudo sobre a viga W. Esperamos que tenhamos sido claros durante todo o guia, e realmente ajudado a solucionar a sua dúvida. Até a próxima!