Alvenaria estrutural ou convencional
Alvenaria estrutural ou convencional

Alvenaria estrutural ou convencional, qual das duas opções é a melhor para uma construção? 

No caso específico que estamos mencionando, uma “simples” escolha por uma ou outra alvenaria pode acabar resultando em algo mais vantajoso para o dono da obra no futuro, principalmente se pensa em fazer alguma mudança brusca nas divisórias de uma casa, por exemplo.

Na matéria de hoje, vamos explicar a você um pouco mais sobre cada uma das opções citadas. Afinal, qual é melhor, alvenaria estrutural ou convencional? Acompanhe!

O que é alvenaria estrutural?

Alvenaria estrutural ou convencional
Alvenaria estrutural ou convencional? O que é alvenaria estrutural?

Afinal, o que é alvenaria estrutural? É basicamente o que toda obra residencial no Brasil utiliza.

Em questão de maior uso, a alvenaria estrutural possui uma porcentagem muito maior de utilização do que a alvenaria convencional, principalmente em construções dos lares das famílias brasileiras.

Basicamente, a alvenaria estrutural é aquela que utiliza as paredes e divisórias como sustentação para a obra.

Assim, a própria estrutura visível que separa os cômodos/peças já é responsável por suportar todo o peso que vem de cima da obra.

A tarefa então é transmitir esse peso diretamente para a fundação, que fará o trabalho de distribuir esse peso pelo terreno em que a obra está em cima.

Uma das características principais – e talvez desvantagem – da alvenaria estrutural, é que a obra não pode ser alterada com facilidade.

Como as paredes estão sendo usadas como sustentação da parte superior da obra, uma quebra de parede para abrir uma janela ou simplesmente para aumentar um cômodo pode literalmente destruir a construção.

Apesar disso, não significa que seja impossível. O mais recomendado nesse tipo de situação é contratar um engenheiro civil para analisar a situação e lhe dar uma resposta sobre o que deve ser feito.

Talvez, a criação de um ou dois pilares de sustentação onde estava a parede já são suficientes para sustentar a obra.

O que é alvenaria convencional?

Alvenaria estrutural ou convencional
Alvenaria estrutural ou convencional? O que é alvenaria convencional?

Apesar do nome “convencional”, não é tão tradicional no Brasil.

Na realidade, esse tipo de alvenaria até pode ser mesclada com a estrutural, já que muitas casas brasileiras incluem vigas e pilares que não são aparentes dentro das próprias paredes que servem como divisória e sustentação para casa.

É mais comum encontrar esse tipo de alvenaria em grandes espaços abertos (em obras fechadas) com circulação de pessoas, como shoppings, centros comerciais, prédios, etc.

A alvenaria convencional se caracteriza pela presença de vigas e pilares como fator de sustentação da parte superior da obra.

Dessa forma, não existem paredes sendo usadas como sustentação. A conta no projeto é feita pensando em pilares e vigas que possam suportar todo o peso sozinhos, calculando sua quantidade e necessidade. Assim, as paredes que estão ao redor possuem efeito puramente estético e de divisórias.

O peso exercido pela parte superior da obra, portanto, é transmitido para as vigas e pilares, que fazem o mesmo papel das paredes no exemplo de alvenaria citado anteriormente: absorvem o peso e o transmitem para a fundação da obra, logo abaixo do terreno.

Assim, a fundação faz o papel de distribuir esse peso por todo o terreno, trazendo maior segurança para quem utiliza a obra.

Quais as diferenças entre a alvenaria estrutural ou convencional?

Quais as diferenças entre a alvenaria estrutural ou convencional?
Quais as diferenças entre a alvenaria estrutural ou convencional?

Mudanças futuras na obra

A diferença principal está diretamente ligada à possibilidade de alterações futuras na obra realizada.

Enquanto na alvenaria convencional é possível criar novas paredes e derrubá-las quando bem entender, a alvenaria estrutural sempre vai precisar de análise, sendo que o mais recomendado é não derrubar nenhuma das paredes originais.

Valor gasto

Alvenaria estrutural ou convencional, qual gasta menos? Com o aumento da inflação em todo o mundo, inclusive no Brasil, a alvenaria estrutural se tornou mais barata.

Isso acontece porque vigas e pilares precisam de materiais mais resistentes para cumprirem seu trabalho, como aço, concreto e madeira. Portanto, há uma diferença substancial no valor gasto no final.

Presença de pilares e vigas

Em uma alvenaria tem, em outra não. Pode ser necessária a presença de vigas e pilares aparentes em meio a obra na alvenaria de vedação (convencional), algo que não é necessário na estrutura.

Depende muito do gosto de quem solicitou a obra e também do seu objetivo com a mesma.

Padronização

Enquanto na alvenaria estrutural já existem padrões de construção que tornam toda a obra mais ágil e com menos desperdício, na convencional ocorre o contrário.

Como a grande maioria das obras com essa alvenaria são empreendimentos, não existem padrões de vigas ou pilares, o que causa maior desperdício de material e acúmulo de resíduos no local da obra.

Alvenaria estrutural ou convencional: principais vantagens

Alvenaria estrutural ou convencional: principais vantagens!
Alvenaria estrutural ou convencional: principais vantagens!

Vantagens da alvenaria estrutural

Em suma, seu gasto é menor e o tempo de execução da obra também é mais acelerado, o que diminui, consequentemente, o preço pago pela mão de obra. Gasta menos material para ser realizada e garante menos sujeira no local, sendo muito indicada para obras simples como as residenciais.

Vantagens da alvenaria convencional

A alvenaria de vedação apresenta como vantagem a flexibilidade para realização de mudanças no layout original do projeto da obra.

Não é necessário seguir padrões por anos, podendo alterar toda a estrutura interna da obra desde que vigas e pilares sejam respeitados. É a opção ideal para empreendimentos.

Alvenaria estrutural ou convencional, qual é a melhor?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois depende do tipo de obra que está sendo realizada.

Em suma, a estrutural gasta menos dinheiro, pode ser executada com maior rapidez e gera menos sujeira. Por outro lado, ela não é ideal para empreendimentos, já que esse é o papel da alvenaria convencional. Até a próxima!