Como fazer telhado embutido?
Como fazer telhado embutido?

Como fazer telhado embutido? Essa variação entre os telhados com certeza é um dos mais sofisticados. Mas você sabe como fazê-lo?

Se ainda está com algumas dúvidas, não tem problema. Neste guia vamos mostrar exatamente o que é esse tipo de cobertura, quais são as suas vantagens e, por fim, ensinar como fazer telhado embutido. Acompanhe!

O que é o telhado embutido?

O que é o telhado embutido?
O que é?

Antes de saber como fazer telhado embutido, você precisa entender do que se trata. Com seu estilo moderno e cheio de personalidade, o telhado embutido já deixou de ser tendência e se consolidou como um padrão arquitetônico muito querido por moradores e projetistas. 

Também chamado de telhado não aparente, o telhado embutido, como o seu nome deixa claro, é aquele que não pode ser visto quando se olha para a fachada da casa.

Nós já estamos acostumados com o modelo de telhado aparente desde as primeiras construções da humanidade, e o estilo foi consagrado pelos romanos na construção das suas incríveis villas com telhas de cerâmica encaixáveis, estilo que hoje em dia entendemos como telhado colonial.

Já o telhado embutido funciona de uma forma um pouco diferente.

A ideia por trás da sua concepção é trazer um valor estético altíssimo através da inovação e da exclusividade: se praticamente todas as casas que vemos usam o telhado aparente, é necessário algo para se diferenciar delas, como fazer telhado embutido.

Não há regras quanto aos materiais usados nos telhados embutidos e aparentes, mas pense com a gente: como fazer telhado embutido se as telhas possuem uma inclinação mínima muito alta? Infelizmente não dá.

Por isso, as telhas com baixa inclinação são as mais usadas, como as de fibrocimento e as de aço galvanizado.

Assim, essa forma de construir foi se popularizando em várias residências, sendo associada muitas vezes a casas de alto padrão, com uma arquitetura que preza tanto pela funcionalidade quanto pelo valor estético da construção.

Mas para saber como fazer telhado embutido, é preciso primeiro entender quais são as suas vantagens em relação ao aparente. Então continue lendo para descobrir!

Quais as vantagens do telhado embutido?

Quais as vantagens do telhado embutido?
Quais as vantagens?

O processo de como fazer telhado embutido é uma tarefa que deve ser feita por um profissional capacitado e tende a ter mais vantagens do que desvantagens, principalmente quando pensamos no custo da obra.

Telhas mais baratas

Como dissemos anteriormente, as telhas usadas normalmente são as de aço galvanizado ou as de fibrocimento, pois como o apelo estético está na ausência do telhado, a estética das telhas é irrelevante.

Essas telhas saem mais em conta na construção, pois uma única peça cobre uma área muito maior, e elas tendem a ser mais baratas que os outros tipos de telha.

Além disso, não é necessário todo o madeiramento da construção de um telhado aparente. O custo reduzido, então, é uma grande vantagem do telhado embutido.

Leveza da estrutura

Outro ponto positivo é a leveza da estrutura, o que pode ser mais seguro em terrenos instáveis, encostas ou construções muito grandes, que precisam de fundações mais firmes  – e consequentemente mais caras – para suportar o peso do telhado.

Modernidade

Modernidade
Modernidade no seu projeto!

Além disso, a beleza e a sintonia com os modelos mais modernos de construção também falam alto para quem procura saber como fazer telhado embutido.

Manutenção simplificada

A manutenção de telhados embutidos tende a ser mais simples e menos frequente. Sem a exposição constante aos elementos, como ocorre com telhados aparentes, a necessidade de reparos diminui, resultando em menor custo de manutenção ao longo do tempo.

Melhor isolamento térmico e acústico

Devido ao design, os telhados embutidos frequentemente proporcionam melhor isolamento térmico e acústico.

O uso de materiais como aço galvanizado e fibrocimento, combinados com um bom isolamento, pode ajudar a manter a temperatura interna agradável e reduzir os ruídos externos.

Aproveitamento do espaço interno

A ausência de uma estrutura de telhado visível permite um melhor aproveitamento do espaço interno. Ambientes como sótãos ou áreas superiores da casa podem ser utilizados de forma mais eficiente, aumentando a área útil da construção.

Facilidade na instalação de sistemas sustentáveis

Telhados embutidos facilitam a instalação de sistemas sustentáveis, como painéis solares e coletores de água da chuva.

A estrutura plana ou levemente inclinada é ideal para a colocação de tecnologias que visam a eficiência energética e o aproveitamento de recursos naturais.

Passo a passo de como fazer telhado embutido para sua casa

Passo a passo de como fazer telhado embutido para sua casa
Passo a passo de como fazer telhado embutido para sua casa

A construção do telhado embutido é mais simples de ser feita que a dos telhados aparentes por não ser necessário criar todo o madeiramento extenso que vai por baixo das telhas como suporte. Ainda é necessário fazê-lo, mas não é preciso gastar tanta madeira.

Defina a altura do telhado

Primeiramente, é necessário definir a altura do telhado, que se relaciona com o pé direito da estrutura. O telhado embutido deve ser colocado no topo da laje, que por sua vez está localizada no topo das paredes.

Treliças e caibros

Após estender as treliças na estrutura de forma a tocar as duas paredes do ambiente, prenda-as na parede. Depois disso, é necessário passar outros caibros no sentido contrário, fazendo um entrelaçado de madeira.

Faça a inclinação do telhado corretamente

Faça a inclinação do telhado corretamente
Faça a inclinação do telhado corretamente

O telhado embutido, ao contrário do que muitos pensam, possui uma pequena inclinação direcionada normalmente ao seu centro, sendo que o madeiramento é o grande responsável pelo escoamento de água para essa parte do telhado.

A inclinação do telhado também pode ser feita apontando para qualquer direção, o único requerimento obrigatório é a instalação de calhas, que devem também possuir uma inclinação tendendo a zero em direção ao bocal.

Construa tijolos acima das telhas

Note que para dar o efeito de telhado embutido, você ainda precisa erguer mais alguns centímetros de tijolos por cima das telhas, para que elas fiquem propriamente escondidas por trás dessa “mureta”.

Instale uma manta térmica na laje

Uma das grandes desvantagens do telhado embutido é o calor gerado pelas telhas de fibrocimento, que não possuem um isolamento térmico tão bom quanto as cerâmicas.

Então para resolver esse problema, instale uma manta térmica na laje.

Lembre-se da impermeabilização da laje

Lembre-se da impermeabilização da laje
Lembre-se da impermeabilização da laje

É importante que a laje seja muito bem impermeabilizada, pois o telhado embutido não deixa muito espaço para manutenções extensas na instalação elétrica, localizada normalmente dentro da laje.

Para evitar problemas, curtos-circuitos e acidentes, faça a impermeabilização com profissionais e com material de qualidade.

Guia em vídeo: saiba como fazer telhado embutido!

E aí, entendeu como fazer telhado embutido? Com certeza é muito mais simples e menos trabalhoso do que assentar todas as várias telhas de cerâmica, não é?

Para mais dicas de decoração, construção, arquitetura e urbanismo, não deixe de visitar mais conteúdos de nosso blog e nossa página no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *