Concreto usinado
Concreto usinado

O concreto usinado é mais uma das inovações que vêm para mudar o rumo da construção civil através da praticidade.

Hoje, uma residência ou um conjunto predial podem ser terminados em um período nunca antes imaginado.

Tudo isso é possível graças às novas tecnologias e materiais presentes no canteiro de obras, e, dentre elas, uma das mais importantes é o concreto usinado, que pode ser usado na construção mediante solicitação do responsável legal do projeto, ou seja, o engenheiro civil.

No conteúdo de hoje, vamos explicar o que é, para que serve, quais são as vantagens e de que maneira é usado o concreto usinado em uma construção civil. Acompanhe!

O que é o concreto usinado?

O que é o concreto usinado?
O que é o concreto usinado?

Mas afinal, do que se trata o concreto usinado? Como mencionado com antecedência, logo na introdução, aqui estamos falando de um concreto que não foi feito na obra, mas sim em uma usina de concreto.

A sua diferença em relação ao concreto comum é a dosagem em central, ou seja, feito em um local que não é a obra, mas uma usina.

Uma usina de concreto, como o próprio nome indica, é uma empresa que produz concreto de maneira a vendê-lo pronto, com a mistura já realizada e dispensando mão de obra no local da construção.

Sabe aqueles caminhões betoneiras que você vê passando pela sua cidade? Estes carregam consigo massa pronta, cimento pronto, etc., produzidos nesta usina.

Por essas e outras que o usinado é conhecido como um método extremamente mais vantajoso do ponto de vista da praticidade em uma obra.

São, assim, desnecessários espaços especiais dentro do canteiro para a produção de concreto, gerando menos problemas residuais, além de diminuição da mão de obra.

Além disso, o concreto pode ser feito “sob medida”. Como sabemos que existem diferentes tipos de concreto, a depender principalmente da proporção dos materiais utilizados, é possível solicitar um tipo de concreto usinado para cada parte/fase da obra onde o mesmo será utilizado.

Mais praticidade, menos resíduos, menos mão de obra e mais economia. Continue lendo conosco para conferir ainda mais detalhes sobre esse tipo de concreto.

Concreto usinado: em qual obra é indicado o seu uso?

Concreto usinado: em qual obra é indicado o seu uso?
Em qual obra é indicado o seu uso?

Mas, em quais obras o concreto usinado é indicado para uso? Não existe nenhum tipo de restrição quanto ao uso deste material.

Dessa forma, isso significa que o mesmo pode ser utilizado tanto em obras maiores, como conjuntos prediais ou vias públicas, quanto em obras residenciais que busquem agilizar os processos construtivos.

O mais indicado é conversar com o responsável legal sobre o projeto civil para analisar, do ponto de vista financeiro, o que é mais indicado.

Dizemos isso porque existem quantias mínimas de concreto usinado que são vendidos pelas usinas, e, se esta quantia mínima ultrapassar de maneira demasiada a quantidade necessária para sua obra, então o concreto usinado pode ser deixado de lado.

Afinal, do que adianta comprar mais do que é preciso se este irá secar em menos de 72hs?

Em quanto tempo o concreto usinado seca?

Em quanto tempo o concreto usinado seca?
Em quanto tempo o tipo usinado seca?

Como mencionado acima, o concreto usinado não é recomendado para obras que precisam de pouca quantidade do produto.

Isso acontece porque os mesmos são vendidos em quantias mínimas. O mesmo vale para obras que não possuem mão de obra diariamente, muito por conta do tempo de secagem da massa.

Se você contratou construtores que poderão comparecer somente a cada 2 dias, então descarte a possibilidade do concreto usinado: assim como a massa pronta para reboco, o concreto usinado possui secagem rápida, ficando totalmente inutilizável em menos de 72hs.

Existem alguns truques para deixá-lo ainda em uso, como a adição de materiais que compõem o próprio concreto (cimento, água, agregado miúdo e agregado graúdo).

Muitos adicionam apenas água, mas, é necessário ter em mente que o material irá perder a sua composição original, podendo até mesmo trazer riscos à construção.

Portanto, não recomendamos essa prática: o ideal é utilizá-lo de forma natural em menos de 72hs.

Qual o tempo de cura do concreto usinado?

Qual o tempo de cura do concreto usinado?
Qual o tempo de cura do concreto usinado?

O tempo de cura do concreto usinado é o mesmo que qualquer outro: cerca de 7 dias. Como mencionado, em relação ao material feito diretamente na obra, a vantagem é a praticidade, visto que a proporção de sua composição pode ser escolhida com antecedência, mas em geral nada muda em relação ao concreto “manual”.

Dessa forma, as regras de secagem, cura, utilização e funcionamento na obra seguem as mesmas para o concreto usinado, sem exceção.

Assim, nossa recomendação é que aguarde um mínimo de 7 dias para a cura do mesmo, e 10 dias no máximo caso queira obter ainda mais segurança em sua cura.

Vale a pena comprar concreto usinado?

Mas, vale a pena comprar concreto usinado para a obra, ou não? Sim, vale muito a pena. As vantagens são muitas, como a diminuição de mão de obra e aumento da praticidade, o que resulta em uma vantagem principal: a economia financeira. Até a próxima!