Etapas de acabamento da obra: quais são?
Etapas de acabamento da obra: quais são? | Fonte: Canva Pro.

As etapas de acabamento da obra marcam um momento final de todo o processo. Mas, quais são os cuidados que devem ser tomados neste momento?

Respeitar todas as etapas de uma obra é de suma importância para que tudo siga como o planejado.

A partir deste projeto, é muito mais fácil seguir um caminho que vai do início até o final da obra em questão: por isso surge a importância de seguir cada passo da obra, sem pular algum nem deixar de fora, pois todos possuem a sua relevância para o resultado final sair como o esperado.

Na matéria de hoje, vamos conferir quais são as etapas de acabamento da obra. Acompanhe!

Etapas de acabamento da obra: quais são?

Revestimentos para a parede
Revestimentos para a parede | Fonte: Canva Pro.

1. Revestimento do piso da obra

Com a parte bruta da obra já feita, é necessário então dar atenção para os revestimentos da obra. O primeiro que podemos dar maior ênfase é o piso, ou seja, os revestimentos que serão sobrepostos no contrapiso.

Muitas pessoas optam por não usarem pisos, em vez disso, criam um efeito de cimento queimado no próprio contrapiso.

É uma ótima opção, porém, recomendamos que faça esse efeito com um verdadeiro profissional, pois é algo técnico que precisa de mão de obra especializada para ser produzido.

No geral, este é o momento de comparecer até o material de construção e escolher um entre os vários tipos de pisos.

Entre os principais disponíveis no mercado atualmente, podemos citar:

  • Assoalho de madeira;
  • Cerâmica;
  • Granito;
  • Ladrilho hidráulico;
  • Laminado de madeira;
  • Mármore;
  • Porcelanato;
  • Entre outros.

2. Nivelamento da parede

Etapas de acabamento da obra
Nivelamento da parede | Fonte: Canva Pro.

Antes mesmo de partirmos para o momento em que adicionamos o revestimento para as paredes, precisamos nos lembrar da importância do nivelamento nas etapas de acabamento da obra.

Dessa forma, ações como o chapisco e adição maior de reboco são essenciais para que o revestimento fique bem aplicado quando for.

Assim, garantimos maior alinhamento das peças que serão usadas.

Além disso, é necessário que haja uma limpeza de todo o local, é claro, após a cura do cimento tenha sido respeitada.

Com ajuda de uma esponja, o profissional faz movimentos circulares por toda a área da parede, garantindo assim maior nivelamento e que o acesso de pó de cimento saia daquele espaço.

3. Revestimentos para a parede

Revestimentos para a parede
Revestimentos para a parede | Fonte: Canva Pro.

Foi-se o tempo em que a parede dependia somente de tintas para ficar elegante. Atualmente, são muitas as opções disponíveis para quem quer decorar o interior da sua casa em uma das etapas de acabamento da obra.

Além da tinta, pode-se usar papel de parede, criar efeitos com texturas ou boiseries, que costumam deixar todo o cômodo com um ar ainda mais sofisticado.

Na cozinha, experimente colocar ladrilhos hidráulicos na região da pia, já que se trata de um material mais resistente do que um piso comum, absorvendo o excesso de gordura e umidade sem deixar que estes agentes passem para a alvenaria nem fique à mostra na cozinha.

4. Tintas para a obra

Como citar as etapas de acabamento da obra sem falar das tintas?

Como mencionado anteriormente, elas já não são mais a principal opção para revestimento interno de paredes, mas ainda sim, sempre estarão presentes dentro e fora da casa, principalmente do lado de fora.

Existem várias tintas com tecnologia emborrachada que permitem evitar que a parede externa da casa absorva muita água da chuva.

A tecnologia implementada também chega para a parte interna da casa: hoje, é possível escolher por uma tinta altamente lavável e que não mancha com o tempo, possuindo maior durabilidade e ainda sim apresentando uma beleza incrível para o projeto.

Lembre-se sempre de contratar um design de interiores para finalizar a obra, principalmente quando o assunto é pintura.

Com ajuda de um profissional, fica muito mais fácil escolher os tons corretos para cada cômodo, como por exemplo, tons aconchegantes e vívidos para a sala de estar, calmos e relaxantes para o quarto, etc.

Na parte externa, recomendamos que escolha por uma cor que esteja dentro do seu gosto. Não que na parte interna também não seja assim, mas costumamos fazer maiores concessões em prol de uma beleza harmônica ao ambiente.

Porém, quando falamos da parte externa da obra, geralmente devemos escolher uma cor só: portanto, escolha algum tom que realmente lhe agrade.

5. Etapas de acabamento da obra: Janelas e portas

Etapas de acabamento da obra: Janelas e portas!
Etapas de acabamento da obra: Janelas e portas! | Fonte: Canva Pro.

Caso ainda não tenham sido instaladas, saiba que as janelas e portas de uma residência possuem grande importância, não somente no aspecto estético da casa, mas também funcional.

É através delas que conseguimos delimitar os espaços entre os cômodos, e claro, a entrada de luz natural para a parte interna da obra.

O indicado é que haja semelhança entre as portas, dando maior ênfase para modelos iguais, principalmente para valorizar o sentido estético.

Além disso, sua instalação da forma correta possui suma importância, para evitar barulhos e problemas em um curto espaço de tempo.

Quanto às janelas, todos os cômodos precisam de uma, com o tamanho suficiente para a entrada de luz e saída da umidade (principalmente no banheiro).

Essas foram as nossas etapas de acabamento da obra. Todas elas são de igual importância e precisam constar no projeto da obra desde o seu início. Até a próxima!