Etapas de construção de casas
Etapas de construção de casas

As etapas de construção de casas devem ser respeitadas do início ao fim. Mas, quais são as etapas que a construção de uma casa passa?

É de suma importância que se respeite a ordem das etapas. Sem essa organização, o tempo de entrega da obra pode demorar muito mais, além de que algo pode “sair dos trilhos”, trazendo problemas à construção em um futuro não tão distante.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto tão importante, ajudando você a compreender cada uma das etapas de construção de casa, em uma ordem que vai lhe ajudar e muito na hora de colocar seu projeto em prática. Acompanhe!

Quais são as etapas de construção de casas?

Afinal, quais são as etapas de construção de casas?
Afinal, quais são as etapas de construção de casas?

Afinal, quais são as etapas de construção de casas? Como mencionado anteriormente, existe sim uma lista que deve ser seguida do início ao fim, tanto por quem está encomendando a obra, quanto por quem a está realizando. Ao todo, são 6 etapas.

Conheça cada uma delas:

1. Projeto da construção

A primeira das etapas de construção de casas é o projeto de construção. Sem ele, não é possível fazer uma casa com qualidade verdadeira.

O projeto é um esboço técnico realizado por um engenheiro civil, que inclui todas as partes necessárias para construir uma casa segura e que traga maior qualidade, incluindo o orçamento.

É através desse projeto que a construtora irá se guiar, tanto na quantidade de cimento, tijolo, argamassa, quanto nas formas que serão usadas para separar os cômodos, fundação para térreo ou dois andares, locais aonde vão às janelas, parte elétrica, hidráulica, entre muitos outros detalhes.

Como mencionado acima, quem faz essa parte é o engenheiro civil. Mas, nada lhe impede de contratar juntamente do engenheiro civil, alguém que trabalhe com arquitetura. Assim, é possível unir a parte técnica que lhe dará segurança, junto da beleza interna com base no que você deseja.

2. Partes burocráticas

Etapas de construção de casas
Partes burocráticas das etapas de construção de casas

Em seguida, continuando com as etapas de construção de casas, chegamos então às partes burocráticas.

Mas, o que são exatamente? Aqui, estamos falando da parte em que você leva o projeto do engenheiro civil até o setor responsável da sua cidade, geralmente o setor de planejamento da prefeitura.

É de suma importância que a obra não seja iniciada antes que o alvará de construção seja emitido pela prefeitura. Isso porque podem haver irregularidades em seu projeto que precisam ser alteradas antes da sua construção.

Dessa forma, é necessário regularizar o projeto, para receber o alvará de construção, e, por fim, iniciar a obra.

3. Mãos a obra: aterramento

Bem, você já está com seu projeto e alvará de construção em mãos, correto? Então vamos partir para a prática: é hora do aterramento.

É de suma importância que seu terreno esteja completamente nivelado antes da construção de qualquer parte da obra, independentemente de qual seja.

Além disso, algumas pessoas preferem fazer a casa com partes elevadas, ou a casa totalmente elevada, criando um aspecto moderno com escadas em frente a residência.

Tanto no primeiro exemplo de nivelamento, quanto neste segundo mencionado, é necessário que seja realizado o aterramento do terreno.

Com isso, a areia é colocada até que fique totalmente nivelada no terreno, com algumas partes mais altas do que outras, se desejar.

4. Fundação da casa

Etapas de construção de casas
Fundação da casa

Feito o nivelamento do terreno com o aterramento, chegamos então à parte em que a fundação da casa é feita. Esta é uma das principais entre as etapas de construção de casas.

Este é o primeiro momento em que o projeto entra em ação, visto que os materiais que serão utilizados e a forma com que a fundação será construída diz muito sobre o tipo de casa que a obra fará.

Por que dizemos isso? Porque, por exemplo, uma casa com dois andares precisa de uma estrutura com muito mais segurança.

São usadas, por exemplo, sapatas de sustentação por toda a fundação, para que a residência tenha estrutura suficiente para a construção de um segundo pavimento, seja no mesmo momento da obra ou em um futuro distante.

Já no caso da construção de uma residência somente com o térreo, os materiais são utilizados em menor quantidade, somente para trazer a segurança necessária para toda a obra em si.

5. Contrapiso

Junto da fundação, para finalizá-la, vem então o contrapiso. O contrapiso é a parte da construção em que é usado concreto para nivelar onde será colocado o pavimento escolhido: piso de porcelanato, parquet, entre outros modelos disponíveis no mercado de materiais de construção.

Algumas pessoas preferem o estilo mais rústico, deixando apenas o contrapiso, sem outro pavimento por cima, criando assim um efeito de piso de cimento queimado.

6. Construção da casa em si

Finalizando nossa lista de etapas de construção de casas, é feita a construção da casa em si: paredes, janelas, tesouras do forro, o próprio forro (se for usado), parte elétrica e hidráulica, pintura, telhado, portas, instalação de eletrodomésticos como ar condicionado, entre todas as outras partes que compõem a casa completa.

É a parte mais demorada de todo o processo, visto que são muitos detalhes que devem ser acertados, sempre com base no projeto residencial feito pelo engenheiro civil com auxílio do profissional arquiteto.

Quanto tempo demora para construir uma casa?

Quanto tempo demora para construir uma casa?
Quanto tempo demoram as etapas de construção de casas?

As etapas de construção de casas já estão definidas, mas e quanto tempo demora uma obra? Bem, isso depende muito. Depende muito do material que será utilizado para obra, o tipo de residência a ser construída (madeira, alvenaria, um ou dois pavimentos, etc.), o tempo de espera para aprovação do seu projeto, etc.

Sabendo disso, não é possível cravar uma data correta para entrega de uma casa, mas, podemos dizer que um projeto feito sem parar, pode demorar entre 5 a 8 meses para ficar pronto.

Novamente, é apenas uma estimativa: uma casa pode demorar até 1 ano e meio ou mais para ficar pronta, principalmente pela disponibilidade financeira que você possui e pelo ritmo de trabalho dos pedreiros. Até a próxima!