Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica?
Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica?

Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica? Qual o tipo de aplicação que cada uma deve exercer? Como cada um desses componentes pode ser utilizado em uma obra?

Enquanto alguns elementos são necessários para realizar reparos menores ao final da construção (fita), outros são utilizados na própria estrutura que garante segurança, trabalhabilidade e consistência para toda a obra (manta).

Mas, nem por isso um é melhor do que o outro: cada um exerce seu trabalho de maneira direta.

Hoje, falaremos um pouco mais sobre dois itens essenciais em uma obra, a fita asfáltica e a manta asfáltica. Acompanhe e saiba qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica!

Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica?

Afinal, qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica?
Afinal, qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica?

Para responder a sua pergunta, vamos citar um pouco das características de cada uma, explicando sobre a composição de cada material, além do campo de aplicação, ou seja, onde cada uma deve ser aplicada em uma obra.

Dessa forma, você não somente entende sobre as diferenças, como também sobre o conceito de cada elemento. Leia:

Composição da fita asfáltica

Como deve ter percebido, apesar de chamarmos de fita adesiva (devido a sua característica física adesiva), a fita é conhecida no meio da engenharia civil como fita asfáltica.

Em sua composição, estamos falando de um adesivo asfáltico. Seu acabamento é feito em filme aluminizado.

Sua composição, portanto, garante maior durabilidade, flexibilidade e facilidade de aplicação.

O filme alumínio repele todo e qualquer tipo de bactéria ou sujeira, o que aumenta ainda mais os benefícios do seu uso em uma obra. Usá-la em acabamentos menores acaba deixando tudo mais prático.

Composição da manta asfáltica

Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica?
Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica? Composição da manta asfáltica!

Por outro lado, temos a manta asfáltica, mais robusta e ideal para aplicações maiores, como veremos posteriormente.

Sua composição é mais complexa, o que lhe garante ainda mais durabilidade e proteção para o local onde é aplicada, já que o próprio material acaba sendo mais robusto do que a fita asfáltica.

Ainda sim, o sistema de impermeabilização criado pela manta asfáltica é flexível, ideal para proporcionar trabalhabilidade para a estrutura.

Trata-se de um material pré-fabricado, composto com base em asfalta, este que é modificado em sua essência, com adição de potencializadores de estrutura de polietileno e poliéster, além de polímeros diversos.

Dependendo do tipo e marca de manta asfáltica que você comprar, poderá adquiri-la com uma camada superior (cobertura) de alumínio, assim como a fita asfáltica. As mantas com cobertura de alumínio acabam saindo mais caras, naturalmente.

Locais de aplicação da fita asfáltica

Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica? Bem, vamos partir para os locais de aplicação.

Como mencionado anteriormente, a fita adesiva é um material de menor resistência e durabilidade quando a comparamos com a manta asfáltica, porém, isso não desmerece sua utilidade, pelo contrário: há locais que somente a fita adesiva deve ser usada.

Como mencionado no início do conteúdo, ambos produtos são necessários e úteis em uma obra, cada um à sua maneira.

Neste caso, analisando dessa forma, podemos afirmar que a fita asfáltica é essencial para pequenos reparos, como por exemplo: trincas, rufos, cumeeiras, cabeças de parafusos, frestas entre telhas, calafetação e vãos, etc., ou seja, espaços pequenos que precisam de vedação, seja interna ou externa.

Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica? Local de aplicação da manta asfáltica!

Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica?
Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica? Local de aplicação da manta asfáltica!

Por outro lado, temos a manta asfáltica.

Neste caso, falamos de locais mais brandos que precisam de vedação e impermeabilização em uma obra, como por exemplo, toda a estrutura de viga baldrame utilizada durante a construção da fundação da obra, que irá trazer sustentação para a obra – seja uma casa ou um edifício.

A manta auxilia no processo de impermeabilização, evitando infiltrações e passagem de umidade para as vigas, que consequentemente levariam a mesma umidade para as paredes da obra construída.

Além disso, a manta asfáltica é um elemento construtivo que pode ser usado nos seguintes locais:

  • Áreas frias e úmidas;
  • Jardineiras;
  • Lajes;
  • Paredes de encostas;
  • Reservatórios;
  • Entre outras áreas que apresentem características que possam causar infiltrações ao longo do tempo.

Qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica no acabamento?

Como mencionado anteriormente e repetido diversas vezes durante o conteúdo, a manta asfáltica possui diversas funcionalidades, geralmente mais importantes para a segurança da obra, em relação a fita adesiva.

Dessa forma, é natural que possamos encontrar diferentes acabamentos para a manta, diferentemente do caso da fita.

Enquanto esta última é encontrada somente com acabamento em alumínio, como citado na seção sobre sua composição, a manta pode ser encontrada em acabamentos diferenciados, alguns melhores do que outros e mais indicados para cada parte da construção, como:

  • Ardósia;
  • Alumínio;
  • Fibra de vidro;
  • Poliéster, etc.

Qual item é mais barato?

Qual item é mais barato?
Qual item é mais barato?

A fita adesiva é mais barata do que manta asfáltica. Enquanto a primeira pode ser encontrada por R$57,00 em modelos com 30cm de largura por 10m de comprimento, a segunda é encontrada por até R$250,00 nos modelos mais baratos, pela internet, seguindo as mesmas especificações da fita.

Este foi o nosso guia sobre qual a diferença entre fita adesiva e manta asfáltica. Esperamos ter retirado todas as suas dúvidas sobre o assunto, fazendo com que entenda de uma vez por todas sobre a funcionalidade de cada um desses dois elementos construtivos. Até a próxima!