Adensamento do concretoAdensamento do concreto

O adensamento do concreto na construção civil é um dos estágios mais importantes da concretagem. Ele faz parte do processo da construção de colunas, vigas, lajes, alicerces, pavimentações e até postes.

Neste artigo, vamos explicar o que é o adensamento do concreto e quais benefícios ela oferece na obra. Confira!

O que é adensamento do concreto?

O que é adensamento do concreto?
O que é adensamento do concreto?

Durante e imediatamente após o lançamento do concreto em estado fresco, isto é, da sua colocação de maneira regular nas fôrmas, os profissionais técnicos da construção devem movimentar a mistura para eliminar bolhas de ar aprisionadas, espaços vazios e excesso de água em seu interior.

Esse processo de compactação é chamado de adensamento e é útil por vários motivos. 

Quais as vantagens do adensamento do concreto?

Quais as vantagens do adensamento do concreto?
Quais as vantagens do adensamento?

Quando feito corretamente, o adensamento do concreto traz uma série de benefícios. Conheça os principais:

Redução da porosidade

Quando feito corretamente, o adensamento reduz a porosidade do concreto, deixando-o mais denso. Isso resulta em uma menor permeabilidade, tornando-o mais resistente à ação de líquidos agressivos.

Maior resistência e durabilidade

A eliminação do ar no interior do material aumenta sua resistência e confere maior durabilidade às estruturas, trazendo economia. O concreto adensado torna-se mais sólido, suportando melhor as pressões e impactos.

Melhor aderência aos materiais metálicos

O adensamento do concreto também melhora sua aderência aos materiais metálicos, garantindo uma melhor integração entre diferentes elementos da estrutura.

Facilidade na acomodação nas fôrmas

Além disso, a técnica de adensamento facilita a acomodação do concreto nas fôrmas, evitando falhas e rachaduras. Isso resulta em um acabamento mais uniforme e uma estrutura mais resistente.

Superfícies lisas e bonitas

Um dos benefícios mais visíveis do adensamento é o acabamento liso e bonito que proporciona às superfícies. Com o adensamento adequado, as superfícies endurecidas permanecem lisas e homogêneas, melhorando significativamente a aparência final da construção.

Quais as maneiras de realizar o adensamento do concreto?

Quais as maneiras de realizar o adensamento do concreto?
Quais as maneiras de realizar o adensamento?

Há várias formas de compactar o concreto. Duas delas são manuais: o adensamento por socamento e o apiloamento.

Por isso, exigem experiência e não são tão eficientes. Ambas são recomendadas apenas em obras de pequeno porte e requerem o uso de barras de aço ou pedaços de madeira como soquetes estreitos.

A camada de concreto, que deve ter espessura máxima de 15 cm a 20 cm, é submetida a choques repetidos para que o ar seja expulso. Nesse caso, o número de golpes conta mais do que a força de cada um.

O adensamento feito mecanicamente é o mais comum e pode ser realizado de diferentes modos, dependendo da obra. O vibrador de imersão, por exemplo, é um equipamento bastante usado pelos profissionais.

Ele consiste em um mangote com uma agulha na extremidade, que, ao ser inserido no concreto, transmite uma vibração para cada ponto da camada, por alguns segundos, eliminando os vazios.

Já um vibrador externo, como a régua vibratória, consegue nivelar e adensar ao mesmo tempo pisos e lajes.

Há também a mesa vibratória, aparelho capaz de compactar o concreto para a formação de blocos, placas e pequenas vigas; e a centrifugação, processo responsável por criar tubos, postes e estacas.

Nesse último processo, os elementos mais pesados do concreto são lançados para a parte exterior da peça, deixando uma alta concentração de cimento no interior.

Quais cuidados devem ser tomados com o adensamento do concreto?

Quais cuidados devem ser tomados com o adensamento do concreto?
Quais cuidados devem ser tomados com o adensamento?

Como qualquer outro procedimento em uma obra, o adensamento deve ser feito com muita atenção para impedir problemas capazes de comprometer a resistência das estruturas de concreto. Confira nossas dicas:

  • Pouca vibração não é suficiente para eliminar todos os vazios, mas vibração em excesso também é prejudicial, pois pode causar a separação dos elementos do concreto;
  • O tempo e a frequência das pulsações dependem da densidade do concreto. Quanto mais consistente ele for, maior o tempo e a frequência necessários;
  • A vibração por períodos curtos em pontos próximos pode ser mais vantajosa do que a vibração por muito tempo em pontos mais distantes;
  • Não deixe a moldura trepidar durante o adensamento para não formar ainda mais vazios e prejudicar a aderência;
  • Para não forçar as paredes da fôrma, mantenha a vibração a uma distância de aproximadamente 10 cm delas.
  • Evite encostar o vibrador nas armaduras. A vibração dos vergalhões pode criar uma camada de espaço vazio em volta deles, reduzindo consideravelmente a aderência do concreto nas barras de aço.

Adensamento do concreto: dicas em vídeo!

Para ajudar você ainda mais neste processo, abaixo separamos um vídeo explicativo sobre como fazer o adensamento do concreto. Assista:

Como você pôde perceber, o adensamento do concreto é indispensável para uma obra de qualidade. Deixe nos comentários sua experiência com essa técnica!