Como fazer bancada de concreto para cozinha?
Como fazer bancada de concreto para cozinha?

Como fazer bancada de concreto para cozinha? É possível fazer uma bancada para a pia da cozinha – ou até mesmo para outros locais como o banheiro, por exemplo – usando concreto como material principal?

Com certeza sim, e você verá ao decorrer do conteúdo que, na realidade, é uma das melhores opções que se pode tomar para um cômodo como a cozinha.

Quanto à bancada da cozinha, mais especificamente o tampo da pia, geralmente são feitas de alumínio ou algum outro material do tipo. Não é de todo ruim, mas se deteriora bastante com o tempo, algo que não acontece quando falamos de concreto.

Acompanhe o guia e saiba como fazer bancada de concreto para cozinha. Vamos lá!

Como fazer bancada de concreto para cozinha?

Afinal, como fazer bancada de concreto para cozinha?
Afinal, como fazer bancada de concreto para cozinha?

1. Preparação da cofragem

Como fazer bancada de concreto para cozinha? Vamos começar pela cofragem. Na construção de uma bancada de concreto não há fases menos importantes que outras, mas, como dizia Aristóteles, “Um bom começo é a metade”.

A cofragem é a fôrma ou molde para a construção de elementos de betão armado.

A fôrma que conterá o concreto deve ser construída nos mínimos detalhes, tanto para garantir a perfeita coplanaridade da superfície quanto para minimizar retrabalhos e facilitar as operações de decapagem, ou seja, a remoção da fôrma para liberar a laje de concreto. 

Lembre-se que a parte inferior da fôrma será a parte visível da nossa bancada de concreto quando a laje for virada de cabeça para baixo.

Os materiais utilizados para “embelezar” a bancada devem, portanto, ser colocados no fundo e devem permanecer visíveis, como pedaços de vidro colorido que queremos incorporar no tampo da cozinha.

2. Preparação do cimento e enchimento

Como fazer bancada de concreto para cozinha? Uma vez que neste artigo nos referimos principalmente a produtos existentes no mercado e especificamente calibrados para a confecção de tampos de cozinha, é necessário seguir rigorosamente as instruções fornecidas pelos produtores individuais quanto à preparação da argamassa.

Deve-se ter em mente que uma “laje” de concreto, por mais homogênea e pequena que seja, é mais propensa a fissuras do que uma laje de granito.

Por esta razão, qualquer trabalho que vise a obtenção de grandes lajes de concreto (extensão) deve prever o reforço das mesmas por meio de uma malha eletrosoldada para reforçar a estrutura. 

A malha deve ser inserida após uma primeira fundição de forma que fique praticamente na metade da espessura da laje.

A argamassa deve ser movida um pouco para evitar a permanência de bolhas de ar no interior da laje que possam enfraquecer sua resistência mecânica.

Uma vez removido o excesso de cimento, é aconselhável cobrir o topo com uma folha de plástico para evitar que um processo de cura muito rápido crie fenômenos de retração e rachaduras.

3. Como fazer bancada de concreto para cozinha? Decapagem e lixamento!

Como fazer bancada de concreto para cozinha?
Como fazer bancada de concreto para cozinha? Decapagem e lixamento!

Como fazer bancada de concreto para cozinha? Decapagem, palavra já usada aqui no conteúdo, é o termo utilizado para indicar a remoção da estrutura de contenção de um artefato de concreto.

É uma fase delicada porque se não tivermos muito cuidado na remoção da fôrma também podemos danificar a laje, principalmente nos pontos críticos como as bordas.

Agora que nossa laje foi liberada, é necessário analisá-la e remover eventuais defeitos com uma rebarbadora.

4. Isolamento e acabamento

Como fazer bancada de concreto para cozinha? Se não queremos encontrar defeitos em um material como o concreto, ele deve ser suficientemente poroso e, portanto, absorver não apenas água, mas também quaisquer outras substâncias que possam afetar sua superfície (especialmente em nível estético).

Além disso, a absorção do material não é compatível com uma estrutura que deve ser mantida o mais higiênica possível, muitas vezes entrando em contato com alimentos.

Por estas razões, a fase de isolamento do cimento é muito importante, pois minimiza a absorção do material e constitui a base das decorações posteriores por meio de ácidos e outras cores e, ainda mais tarde, com o acabamento que pode ser feito por meio de resina epóxi.

Vantagens da bancada de cozinha de concreto

Vantagens da bancada de cozinha de concreto
Como fazer bancada de concreto para cozinha? Vantagens da bancada de cozinha de concreto!

Resistente

Já sabemos como fazer bancada de concreto, mas quais as vantagens? Uma das principais, com certeza, é a resistência.

A linguagem cotidiana explica melhor do que qualquer gráfico técnico quão alta é a resistência do concreto: “Você é duro como concreto” ou “ (…) é resistente como concreto”. Todos nós já ouvimos isso pelo menos uma vez na vida.

O tampo, portanto, resiste bem a arranhões, não lasca e não se deforma. Não somente isso, pois também resiste a manchas.

Graças a um tratamento especial, as bancadas de cozinha feitas de concreto não tem produtos como vinho tinto, azeite, vinagre, café ou mostarda.

Personalizado

A realização sob medida é uma consequência natural da natureza artesanal do produto. É possível criar bancadas de qualquer tamanho e formato, e isso depende exclusivamente das necessidades do cliente.

Além disso, quando as dimensões do tampo são importantes, é feito de uma só peça. Com outros materiais, no entanto, não funciona da mesma maneira: para cobrir grandes dimensões é preciso usar mais blocos que criam “costuras” feias.

Adequado para todos os ambientes

Seja uma cozinha pequena ou grande, em estilo rústico ou industrial, e até mesmo minimalista, o concreto se adapta a qualquer tipo de ambiente.

As cozinhas com ilha central (que pode receber uma bancada também central) não são exceção. Isso se deve às características físicas do material e sua cor neutra (personalizável se necessário).

Impacto

Sempre ligado às características físicas do material, o concreto possui outra característica: impactar.

Seu aspecto material, adaptando-se a qualquer ambiente, destaca-se. Nada mal para um produto que, casando com qualquer tipo de cozinha, poderia ser anônimo. Em vez disso, mantém uma identidade forte.

Dúctil

A ductilidade também está ligada ao caráter artesanal da bancada de concreto. Em definição do termo “ductilidade”, trata-se da propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura.

Tudo isso, novamente, devido a seu alto poder de resistência.

Leve, mesmo sendo de concreto

Como fazer bancada de concreto para cozinha?
Como fazer bancada de concreto para cozinha? Leve, mesmo sendo de concreto!

De fato, além de resistente, também é mais leve que muitos outros materiais (se a bancada for feita da maneira correta). Como isso é possível? É possível graças a inserção de fibra de vidro e poliestireno (caso escolher aplicar).

A fibra de vidro permite:

  • Aumentar a resistência do cimento;
  • Criar bancadas longas em um único bloco.

O poliestireno, por outro lado, permite trabalhar livremente mesmo na espessura do tampo: um elemento que potencia a máxima personalização.

De fato, à medida que a espessura aumenta, o peso do tampo não aumenta.

Entendeu como fazer bancada de concreto para a sua cozinha? Quer ainda mais dicas? Então acesse o vídeo. Até a próxima!