O que é baldrame?
O que é baldrame?

O que é baldrame? Onde esse tipo de estrutura é usada na obra e de que maneira pode trazer benefícios para a construção como um todo?

Algumas partes da obra necessitam de maior atenção. Um bom exemplo do que estamos querendo mencionar é a fundação da residência ou obra predial: precisa da maior atenção possível, levando em conta todo o peso que poderá ser exercido no espaço para então escolher a melhor estrutura para cada caso.

Hoje, falaremos justamente sobre um tipo de fundação que é muito usada em obras com dois ou mais pavimentos: o baldrame. Acompanhe e saiba o que é baldrame!

O que é baldrame?

Afinal, o que é baldrame?
Afinal, o que é baldrame?

Afinal, o que é baldrame? Trata-se de uma estrutura que usa tanto madeira quanto concreto, utilizada como uma forma de fundação rasa para construções diversas.

Geralmente, é encontrada em consonância com outros tipos de fundações, fazendo a ligação entre as mesmas para garantir maior segurança.

Em suma, é um tipo de fundação rasa, feita em sentido horizontal, assim como o radier. É diferente das sapatas mais firmes e seguras justamente por ser na horizontal e não na vertical, trazendo então a característica rasa.

De qualquer forma, confere segurança para a estrutura que está acima de solo, desde que essa respeite o peso máximo calculado pelo engenheiro civil que projetou a obra. Agora que já sabe o que é baldrame, vamos para outros detalhes.

Quais materiais o baldrame utiliza?

O que é baldrame?
Quais materiais o baldrame utiliza?

Você já sabe o que é baldrame, mas e como ele é feito? Quais materiais são utilizados? Diferentes das vigas de ferro, o baldrame utiliza madeiras para organizar o concreto que a preenche. Então, basicamente, os materiais para serem usados na construção do baldrame, são:

  • Areia, água e cimento para fazer o concreto;
  • Madeirame comprido.

Todos estes são materiais sempre presentes na obra, e que devem ser calculados sob demanda justamente para o baldrame, independentemente se este for apenas o elo de ligação entre sapatas corridas ou então a única estrutura usada para a fundação da residência.

É de suma importância que um responsável técnico acompanhe a obra. É ele quem vai calcular qual o peso máximo pode ser exercido sobre o terreno, sem exceção.

A conta faz parte de todo o projeto da obra, sendo que o engenheiro civil acompanha a construção do início ao fim.

Esse acompanhamento é importante porque imprevistos podem acontecer durante a construção, ou então alguma conta ficou com um número a mais ou a menos.

Dessa forma, com a  presença de um engenheiro civil constantemente, fica mais fácil corrigir erros e escolher um novo caminho para bons resultados.

Resumindo os materiais necessários que compõem o baldrame, trata-se de uma viga, feita com alvenaria, podendo ou não usar concreto armado, mas na grande maioria das vezes feito com concreto simples.

Para que tipo de obra o baldrame é indicado?

O que é baldrame?
Para que tipo de obra o baldrame é indicado?

Como mencionado com antecedência o que é baldrame, trata-se de um tipo de fundação rasa, ou seja, não é indicado para grandes edificações, mas sim para pequenas.

Dessa forma, é ideal para construções residenciais com dois ou mais pavimentos – poucos a mais – ou então pequenos apartamentos “empilhados”.

Lembrando sempre de que pode estar acompanhado de outras estruturas de fundação, sendo ideal para quem pensa em trazer maior segurança para o espaço.

Caso seja indicado o uso de uma fundação que alcance proporções maiores, chegando a espaços mais profundos, a recomendação principal é utilizar o baldrame junto de blocos de concreto para fundação e estacas brocas.

Em suma, qualquer obra pode receber o baldrame em sua composição, desde que não seja a única opção de fundação em obras maiores e que provavelmente exercerão maior força do que o possível sobre o baldrame.

Continue lendo conosco para maiores detalhes, agora que já sabe o que é baldrame.

Como fazer a viga baldrame?

O que é baldrame? Uma fundação rasa muito utilizada em obras de pequeno e médio porte.

Mas, e como produzi-la? Como mencionado acima, são materiais que toda obra possui, encontrados em materiais de construção e facilmente aplicáveis. Mas, e como juntar tudo e construir a viga baldrame? Bem, é simples:

As tábuas de madeira que mencionamos anteriormente são usadas para criar a forma das vigas.

Dessa maneira, o espaço entre as tábuas (também conhecidas como caixarias) é preenchido com o concreto, que pode ser armado ou simples.

É de grande importância, principalmente em relação a segurança, que as tábuas estejam firmes, bem alinhadas para evitar vazamentos e seguras com a ajuda de parafusos que as prendem.

Qual o principal benefício da viga baldrame?

Qual o principal benefício da viga baldrame?
Qual o principal benefício da viga baldrame?

A principal vantagem de utilizar esse tipo de viga é que ela traz praticidade para toda a obra. Assim como o radier, é rapidamente instalada, bastando apenas fixar bem as tábuas e, após a aplicação do concreto que a compõe, aguardar sua secagem.

Dessa forma, em menos de um dia é bem possível que a fundação da obra – principalmente se for pequena, como a residencial – já esteja pronta.

Esse benefício acaba “respingando” em outros, como a diminuição dos custos operacionais, menor gasto com materiais e mão de obra, que será finalizada de forma mais acelerada.

Vale a pena usar baldrame?

Sim, vale, principalmente se estivermos falando de uma fundação para construções simples. Opte pelo concreto armado em meio a viga e trará maior segurança para a residência, seja ela de um ou até dois pavimentos.

A finalização será mais rápida e sobrará maior dinheiro no bolso, sem deixar a segurança de lado em nenhum momento. Até a próxima!