O que é radier?
O que é radier?

O que é radier? Como funciona uma construção em que a estrutura utilizada para fazer a fundação da residência foi o radier? Em que tipo de construção é mais indicado?

Se a fundação da casa está bem feita, então a segurança de todos está garantida. A fundação é uma das partes mais importantes de toda a obra, pois indica o nível de segurança que foi imposto para o projeto em questão.

É através da fundação que a trabalhabilidade da obra pode ser exercida.

Obras sem fundação, ou seja, em que a trabalhabilidade é drasticamente reduzida, possuem grandes chances de que fissuras e outras rachaduras apareçam durante o tempo, comprometendo não somente a questão estética de toda a obra, como também a segurança de todos os envolvidos.

Hoje vamos explicar o que é radier. Acompanhe!

O que é radier?

Afinal, o que é radier?
Afinal, o que é radier?

Afinal, o que é radier? De forma bem direta e clara, podemos afirmar que o radier é um tipo de fundação rasa, usada principalmente em construções de pequeno porte, mais especificamente as obras residenciais.

Ao lado das famosas sapatas, estão entre os tipos de fundação mais usadas nesse tipo de obra.

Mas, não se engane: o termo “rasa” não significa que não traga segurança para o local em que é aplicada, muito pelo contrário.

Apenas define as características físicas da fundação usada, sendo mais indicada para construção que exerça menos peso sobre o terreno, como um projeto residencial com um ou dois pavimentos.

A fundação, como mencionado anteriormente, possui suma importância na construção de uma casa, sendo o radier um de seus representantes.

Seu papel principal é, portanto, dissipar através do terreno o peso exercido em somente uma área específica, fazendo com que assim não haja áreas sobrecarregadas.

Cada tipo de fundação pode agir de um jeito diferente na prática, e é por isso que devemos conhecer sobre sua composição, ação quando solicitada e, acima de tudo, os benefícios gerais que a fundação pode trazer para a segurança da obra residencial em questão.

Continue lendo conosco agora que já sabe o que é radier.

O que compõe o radier?

O que é radier?
O que é radier e o que o compõe?

Já sabemos o que é radier, mas o que o compõe?

Assim como a grande maioria das fundações utilizadas em obras residenciais, incluindo as sapatas, o radier é composto por concreto armado, que proporciona uma segurança sem igual para toda a construção, por toda a extensão que utiliza no terreno.

O concreto armado, como o próprio nome indica, trata-se de uma armação de ferro que é preenchida com o concreto, podendo ser encontrada tanto na versão vertical (sapatas) quanto na versão horizontal (radier), lembrando muito uma laje usada na parte superior da residência.

Como age o radier para conter o excesso de peso?

Como mencionado no tópico anterior, o radier é composto por, basicamente, concreto armado.

Dessa forma, o trabalho do radier é distribuir todo o peso das estruturas que estão acima (vigas, pilares, contrapiso, etc.) por toda a área do terreno em que a casa ocupa, sem sobrecarregar apenas a área afetada pelo peso.

O diferencial físico do radier, e que por isso é reconhecida como uma fundação “rasa”, é que a disposição do concreto armado fica na direção horizontal.

Assim, é como se uma espécie de “laje” fosse construída bem embaixo da casa, lembrando muito a laje superior que é usada como teto.

Portanto, sempre que o peso sobrecarrega em área específica, acaba se espalhando por todo o restante do concreto armado, ou seja, do radier.

Tudo depende de como a estrutura foi construída, mas em suma, é dessa forma que o radier age para conter o excesso de peso e garantir segurança para toda a obra. Continue lendo conosco para maiores detalhes sobre o que é radier.

Quais as vantagens e desvantagens do radier?

O que é radier?
Quais as vantagens e desvantagens do radier?

Vantagens

Entre as vantagens podemos citar seu baixo custo quando comparado às sapatas corridas, que ficam em uma posição contrária quando comparada a posição do radier (ao invés de horizontais, são verticais e alcançam pontos mais profundos do terreno, trazendo maior segurança).

A construção de uma laje rasa como fundação garante menor uso de material e mão de obra.

Com base nisso, podemos também afirmar que a construção do radier é bem mais acelerada do que a de sapatas comuns, muito usadas em construções residenciais, ou seja, além de economizar, a escolha do radier auxilia em uma obra com um período de execução muito menor.

Desvantagens

Mas afinal, e suas desvantagens, quais são?

Bem, entre as desvantagens está justamente a menor capacidade de suporte e distribuição de peso em relação a outros tipos de fundação, novamente, mais “fraca” do que sapatas corridas.

Isso acontece porque a fundação é rasa, sem muita profundidade no terreno.

Em construções mais pesadas, com um número superior a dois pavimentos, mesmo em uma construção residencial, o radier necessita de uma maior quantidade de concreto, tornando-o mais grosso e resistente ao peso, mas mais suscetível a fissuras e rachaduras.

Portanto, não sendo indicado para esse tipo de construção.

O que é radier: vale a pena usar na construção?

Vale a pena usar na construção?
Vale a pena usar na construção?

Afinal, vale ou não a pena usar radier na construção? Depende muito. Podemos usar “sim” e “não” para essa resposta.

Caso a sua construção seja simples, sem muito peso, então sim, pois é uma escolha segura e ainda sim muito barata.

Mas, se em algum momento a sua construção apresentar um peso superior ao suportado pelo radier, então o mais indicado é trocá-lo por sapatas corridas. Até a próxima!