O que é sapata na construção?
O que é sapata na construção?

O que é sapata na construção? Hoje vamos entender qual é a sua real importância na construção em geral, principalmente sobre o que acontece se não for construída nenhuma sapata antes da construção da obra. 

Nesta etapa, é bastante comum ter dúvidas como, ela traz maior segurança como um tipo de fundação ou devemos escolher outro? Existem tipos diferentes de sapata ou não?

Casas sem sustentação costumam trazer problemas de médio a longo prazo. Não é incomum visitarmos a casa de alguém e poder visualizar uma série de fissuras entre paredes de uma mesma construção, partes da obra cedendo, entre vários outros exemplos semelhantes que “entregam” que a sapata não foi bem feita.

Acompanhe e entenda o que é sapata na construção!

O que é sapata na construção?

Afinal, o que é sapata na construção?
Afinal, o que é sapata na construção?

Afinal, o que é sapata na construção?

Já respondendo sua pergunta logo de cara antes de entrar em termos técnicos, a sapata na construção nada mais é do que um tipo de fundação. Isso mesmo, apenas um tipo, não o único e absoluto, mas sim um modelo de fundação que é usado em determinadas obras.

O principal objetivo da fundação é trazer maior segurança para toda a estrutura que será construída sobre ela.

Dessa forma, os materiais que compõem a fundação precisam ser resistentes o suficiente de acordo com o peso que irão suportar, por isso a importância do projeto feito com um profissional é tão importante.

É o profissional de construção civil que irá analisar o tipo de obra que o cliente deseja, e então, a partir disso, definir qual é o tipo de fundação mais indicada.

Os principais fatores que influenciam são o peso da obra, a quantidade de pavimentos e o número de pessoas que estarão presentes simultaneamente em um espaço.

Por exemplo: um prédio comercial precisa de estruturas muito mais resistentes e complexas do que uma sapata (apesar de ainda poder estar presente), muito mais resistentes do que uma construção residencial necessita.

No caso da sapata, esta é muito usada principalmente em construções residenciais com um ou dois pavimentos.

O que é sapata em termos técnicos?

O que é sapata na construção?
O que é sapata em termos técnicos?

Já sabemos o que é sapata na construção, mas o que a compõe? Qual é a definição técnica de sapata na prática?

Trata-se de uma estrutura de concreto armado que pode possuir uma base com até 3 formas (quadrada, retangular ou trapezoidal) dependendo do tipo de obra que está sendo realizada.

A qualidade da sapata será definida, principalmente, pela quantidade – e também qualidade – do concreto e da ferragem que a compõem.

Seu interior, que é representado por uma malha de ferro, conclui a estrutura, que permite segurança a todos que estão acima de si, e ao mesmo tempo uma trabalhabilidade essencial para a duração da obra em questão.

Segundo a NBR 6122/2010, podemos definir a sapata na construção como:

“[…] elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim”.

Seu trabalho principal é resistir aos movimentos de tração causados pelo movimento e peso no local construído acima de si.

Por isso possui suma importância. Sua estrutura é levemente simples e fraca em relação a fundações para obras de grande porte, mas desempenha papel fundamental em obras pequenas, por isso é tão indicada como opção de fundação para obras residenciais.

O principal problema de casas construídas sem fundação como uma sapata é realmente este: a falta de uma segurança na parte interna da residência que permita trabalhabilidade para as paredes e divisórias acaba causando fissuras, que tendem a ceder as paredes, causando a queda completa de determinada parte da obra.

Sempre contrate um engenheiro civil para fazer a sua obra, ele mais do que ninguém sabe qual é a fundação correta para seu projeto!

Conheça os 2 principais tipos de sapata

Você já entendeu o conceito-chave sobre o que é sapata na construção e também seus termos técnicos.

Entendemos que a sapata é apenas um dos tipos de fundação disponível, sendo a fundação mais indicada para construções residenciais de um ou dois pavimentos. Mas, você sabia que ainda há subdivisões entre a própria sapata?

Calma, nós explicamos as duas principais subdivisões logo abaixo. Leia:

Sapata isolada

Sapata isolada
Sapata isolada

O que é sapata na construção “isolada”? A sapata isolada consiste em levar todo o peso da construção e o que é causado com o cotidiano para as colunas que representam o concreto.

A partir daí, a sapata faz o trabalho de distribuir o peso causado em apenas um espaço por todo o território que a residência ocupa.

É uma forma de evitar o surgimento de fissuras em locais específicos pelo excesso de peso gerado com o tempo.

Sapata corrida

O que é sapata na construção?
O que é sapata na construção? Sapata corrida!

O que é a sapata na construção “corrida”? A sapata corrida não difere muito da sapata isolada.

Se pudéssemos visualizar a chegada do peso, seria a mesma visão da sapata isolada: toda a pressão exercida pela casa desce pela armadura e depois se dissipa pelo solo ainda mais profundo.

A diferença é sua efetividade e maior durabilidade para a casa sem problemas: o processo de transmissão do peso acontece de forma linear, sem sobrecarregar nenhuma parte da sapata.

Entendeu melhor o que é sapata na construção. Até a próxima!